O Dia de Deus e do Homem

Neemias 13, 15-22

Nehemiah_enforces_Sabbath_C-104715 Nessa ocasião vi em Judá gente pisando uvas no tanque em dia de sábado; gente que transportava trigo e colocava sobre jumentos, e também vinho, uva, figo e toda espécie de carga, e levavam isso para Jerusalém em dia de sábado! Chamei a atenção deles, para que não vendessem seus produtos. 16 Havia em Jerusalém até gente de Tiro, que trazia peixe e outras mercadorias, que eram vendidas aos judeus em dia de sábado. 17 Repreendi o pessoal importante de Judá dizendo-lhes: “Vocês estão fazendo uma coisa abominável, profanando o dia de sábado. 18 Não foi isso que seus antepassados fizeram? Então Deus mandou toda essa desgraça sobre nós e sobre esta cidade. Com essa profanação do sábado, vocês estão aumentando a ira de Deus contra Israel”. 19 Mandei que fechassem as portas de Jerusalém ao cair da tarde, antes do sábado, com ordem de não abri-las enquanto o sábado não tivesse passado. Coloquei alguns dos meus homens perto das portas da cidade, para não deixar que entrasse nenhum carregamento na cidade durante o sábado. 20 Por uma ou duas vezes, alguns mascates e negociantes de artigos tiveram de passar a noite do lado de fora de Jerusalém. 21 Então eu os avisei: “Porque vocês estão dormindo ao pé da muralha? Se fizerem isso de novo, vou prender vocês”. Daí por diante não voltaram mais aos sábados. 22 Mandei também que os levitas se purificassem e vigiassem as portas da cidade, para santificar o dia de sábado. Por tudo isso, lembra-te de mim, ó meu Deus, e tem piedade de mim, por tua grande misericórdia!

“Conforme a legislação antiga, o sábado é dia de repouso para todos. Após o exílio, ele adquire também sentido cultural. Como o dia de Javé e como dia do homem, o sábado existe para celebrar a liberdade e a vida a fim de gerar uma sociedade justa e fraterna durante a semana. A ganância de lucro perverte o dia de Deus e do homem, produzindo uma sociedade construída sobre a escravidão e a opressão”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos que o dia de sábado para eles era um dia dedicado ao Senhor Deus, por isso é que aquele povo foi repreendido; pois eles profanaram assim o dia de sábado e isso aumentava a ira de Deus contra Israel. O sábado era o dia de repouso para todos. Como bem sabemos o próprio Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou. (Gn. 2,1-2) Hoje, para nós devemos guardar o domingo, pois Jesus Cristo ressuscitou no domingo e tornou-se o dia em que Celebramos a Páscoa do Senhor e o dia do nosso descanso. Peçamos a Deus a graça da perseverança, para seguirmos com fidelidade tudo o que foi traçado para nós através a Sã Doutrina; das Leis, Estatutos e Normas deixadas para nós. E que Deus seja louvado. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s