Desespero do Homem Justo

Tobias 2, 9- 14

rembrandt-tobit-accusing-anna-of-stealing-the-kid-1626Nessa mesma noite, depois de tomar banho, fui para o pátio de minha casa e deitei-me junto ao muro do pátio, com o rosto descoberto por causa do calor. 10 Não tinha notado, porém, que havia uns pardais no muro, bem  acima de mim. Caiu excremento quente nos meus olhos, produzindo neles manchas brancas. Fui ao médico para me tratar. Porém, quanto mais pomadas aplicavam, mais as manchas aumentavam, até que fiquei completamente cego. Fiquei cego durante quatro anos. Todos os meus irmãos lamentavam muito a minha sorte. Aicar me sustentou por dois anos, até que se mudou para Elimaida. 11 Nessa situação, minha mulher Ana começou a trabalhar para ganhar dinheiro. Fiava lã e recebia tela para tecer. 12 Entregava encomendas, e os fregueses lhe pagavam o trabalho. No dia sete do mês Distros, ela terminou uma dessas encomendas e a entregou aos fregueses. Eles lhe pagaram tudo e ainda lhe deram um cabrito para o almoço. 13 Quando ela chegou em casa e o cabrito começou a berrar, eu a chamei e lhe perguntei: “De onde veio este cabrito? Será que não foi roubado? Devolva ao dono. Não podemos comer nada que seja roubado!” Ana me respondeu: “Eles me deram este cabrito, além do pagamento”. Eu não acreditei, e insisti para que devolvesse o cabrito aos donos. Eu estava envergonhado por causa dela. Então ela me disse: “Onde estão as suas esmolas? Onde está o bem que você fez? Está vendo a que ponto chegou?”

“Atingido pela cegueira, Tobit não pode trabalhar e a mulher tem que sustentar a casa. Apesar da necessidade, Tobit mantém sua retidão e, como Jó, torna-se alvo das críticas da própria esposa. Que mais lhe resta? A súplica reflete o desespero de quem chega a esta conclusão: é melhor morrer que viver desse modo. Na pessoa de Tobit, reflete-se a história de um povo que perde os bens, a liberdade e, por fim, se vê ameaçado na reputação, ao ser desacreditado até pelos mais próximos. Só lhe resta suplicar a Deus”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, todo o ser humano tem as suas necessidades, precisam trabalhar para garantir o necessário. Hoje em dia para trabalhar é quase como um privilégio para um pouco, enquanto que uma multidão está vivendo realmente algo que acreditamos, “ninguém escolheria esta vida para si. Porém, a outros que embora a necessidade, procuram manter se fieis, não buscam caminhos mais fáceis.” Para Tobit era melhor morrer do que viver uma vida sem nenhuma dignidade humana, isto é adquirir as coisas necessárias através do roubo. É muito triste quando a criatura de Deus não tem o necessário para viver e corre o rico de perder a própria reputação. Peçamos a Deus a graça da fidelidade, até mesmo quando tudo nos parecer difícil e sem saída. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

