O Drama Familiar

Tobias 5,1-3; 17-23

465px-William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Tobias_Saying_Good-Bye_to_his_Father_(1860)1_ Tobias perguntou a seu pai: “Meu pai, vou fazer tudo o que o senhor me mandou. 2 Mas como  posso recuperar esse dinheiro? Gabael não me conhece e eu não o conheço. Que sinal  posso dar-lhe para que ele me reconheça , acredite em mim e me entregue o dinheiro? Além disso, não conheço o caminho para ir até a Média”. 3 Tobit respondeu: Gabael me deu um documento em duas partes, e cada um ficou com uma delas. Uma parte, eu deixei lá com o dinheiro, e a outra está comigo. Já se passaram vinte anos, desde que eu depositei esse dinheiro! Agora meu filho, vá procurar uma pessoa de confiança que possa acompanhá-lo na viagem e nós pagaremos a ela quando vocês voltarem. 17 O rapaz respondeu: Vou com ele. Não tenha medo. Iremos e voltaremos sãos e salvos. O caminho é seguro. Tobit disse: “Deus lhe pague, meu irmão.” Então Tobit chamou o filho e recomendou: “Filho, prepare o necessário para a viagem e parta com o seu parente. Que o Deus do céu proteja vocês e os traga sãos e salvos. Que seu anjo os acompanhe com sua proteção, meu filho”. Tobias beijou seu pai e sua mãe e partiu para a viagem, enquanto Tobit lhe dizia: “Boa viagem!” Sua mãe começou a chorar, e disse a Tobit: “Por que você mandou o moeu filho? Ele era o nosso apoio e sempre estava a perto de nós! 19 O dinheiro não vale nada em comparação com o nosso filho. 20 O que Deus nos dava era o bastante”. 21 Tobit disse: “Não se preocupe! Nosso filho partiu e voltará são e salvo. Você verá com seus próprios olhos, quando ele voltar são e salvo. 22 Não se preocupe nem se atormente, minha irmã. Um anjo bom o acompanhará lhe dará uma viagem tranqüila e o trará são e salvo”. Então ela parou de chorar.

“A graça da cena está no fato de que as personagens ignoram completamente, que o rapaz é o anjo Rafael, enviado por Deus. Desse modo, salienta-se a fé que é a confiança na certeza de que Deus vai agir. No plano da narrativa e da nossa vida, tal ação de Deus se processa de maneira comum, sem nada de aparentemente maravilhoso. Nota-se a tensão dramática na família. O filho deve aventurar-se numa viagem a lugar desconhecido. O pai o incentiva, e sua única preocupação é que o filho encontre um guia de confiança. A mãe, pelo contrário, prefere que o filho não se arrisque, mas fique sempre em casa”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é maravilhoso perceber, aqui neste texto em negrito, que há uma graça de Deus presente, porém os personagens ignoram “de que o Jovem Tobias seria acompanhado pelo próprio anjo Rafael”; muitas vezes nós somos cegos diante das maravilhosas obras que Deus realiza em nossas vidas. Vimos que o velho Tobit incentiva o filho a fazer tal desafio, para nós o desconhecido nos causa pânico, medo, mas precisamos desafiar; não podemos deixar o medo invadir-nos, se aventurar-nos na direção do desconhecido, do novo, veremos um leque aberto de muitas novidades a serem descobertas; falta à fé, falta à confiança, por que não acreditar que Deus nos dará a coragem necessária. Veremos então, que do outro lado encontraremos maravilhas. Pensamentos positivos e vamos ao desafio com muita fé e coragem. Seremos mais que vencedores. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

