Matrimônio é amor para sempre

Tobias 8,1-8-19-21

Blog-slide 315_ Quando terminaram de comer e beber foram dormir. 2 Tobias lembrou-se do que Rafael tinha dito, pegou o fígado e o coração do peixe, que estavam na sua sacola, e colocou no queimador de incenso. 3 O cheiro do peixe expulsou o demônio, que fugiu para as regiões do alto do Egito. Rafael imediatamente o perseguiu, o pegou e o acorrentou. 4 Os outros tinham saído e fechado a porta do quarto. Tobias levantou-se e disse a Sara: “Levanta-se, minha irmã! Vamos rezar e suplicar ao Senhor que nos conceda misericórdia e salvação”. 5 Então ela se levantou, e os dois começaram a rezar, pedindo que Deus os protegesse. Eles diziam:

“Bendito sejas tu, Deus de nossos antepassados, e bendito seja o teu Nome para todo o sempre! Que o céu e tuas criaturas todas te bendigam para todo o sempre. 6 Tu criaste Adão e, como ajuda e apoio, criaste Eva, sua mulher, e dos dois nasceu a raça humana. Tu mesmo disseste: Não é bom que o homem fique só. Façamos para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante. 7 Se eu me caso com minha prima, não é para satisfazer minha paixão. Eu me caso com reta intenção. Por favor, tem piedade de mim e dela e faze que juntos cheguemos a velhice”. 8 E o dois disseram juntos: “Amém! Amém!”  Raguel disse à sua mulher  para fazer muitos pães. Foi ao curral, escolheu dois bois e quatro carneiros, e mandou preparar tudo. E começaram os preparativos. 20 Depois chamou Tobias e lhes disse:  “Durante quatorze dias você não sairá daqui, mas ficará em minha casa, comendo e bebendo comigo e alegrando o coração da minha filha, que estava tão abatida. 21 Depois você pegará a metade do que é meu e voltará são e salvo para seu pai. Quando eu e minha mulher morrermos, também a outra metade será de vocês. Coragem, filho! Eu sou seu pai e Edna é sua mãe. De hoje em diante, nós pertencemos a você e à sua esposa. Coragem, filho”.

“Tobias segue cuidadosamente as instruções de Rafael. Elas, na verdade, revelam a vontade do Deus que só quer a vida. A oração de Tobias mostra que o matrimônio não é relação egoísta que diminui as pessoas e gera a morte, mas relação de partilha, onde os parceiros crescem juntos e geram a vida futura. Além disso, o matrimônio é para sempre. Isso não deve ser entendido como prisão perpétua, mas como abertura para a eternidade, pois todo amor verdadeiro tem vocação de eternidade.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, se observamos bem o contexto histórico acima veremos; é apresentado como um conto de fadas, mas de outro lado percebemos a fé de Tobias e de Sara que foram juntos orar e pedir a Deus a sua proteção para o casal; após ter seguido cuidadosamente as instruções do Anjo Rafael. E na verdade revelam a vontade de Deus. Aqui está toda a sabedoria do jovem Tobias, seguindo as instruções não poderia de maneira alguma errar na caminhada. Peçamos ao nosso bom Deus a graça da fidelidade em nossa caminhada nesta peregrinação. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

