O PODER DE DEUS RESTAURA SEU POVO

Tobias 14, 1-5, 12-15

1824_Rittig_Tobias_empfängt_Sara_vor_dem_Haus_seiner_Eltern_anagoria.JPG_1 Aqui terminam as palavras do cântico de Tobit. 2 E Tobit morreu em paz com a idade de cento e doze anos, e foi sepultado em Nínive com todas as honras.Tinha sessenta e dois anos quando ficou cego e, depois que recuperou a vista, viveu feliz, praticou a esmola e continuou a bendizer ao Deus e celebrar sua grandeza. 3 Quando estava para morrer, chamou o seu filho Tobias e lhe deu estas recomendações: Filho, você vai ajuntar os seus filhos 4 e mandar-me para a Média, pois eu creio na palavra de Deus a respeito de Nínive, pronunciada pelo profeta Naum. Vai se cumprir e se realizar tudo o que os profetas de Israel, enviados por Deus, anunciaram contra a Assíria e contra Nínive. Nada ficará sem se realizar. Tudo acontecerá no tempo certo. Haverá mais segurança na Média do que na Assíria ou na Babilônia. Pois eu sei e acredito que vai acontecer tudo o que Deus disse, e não falhará uma só palavra do que foi dito. Nossos irmãos que estão na terra de Israel serão recenseados e exilados para longe de sua bela pátria. Toda a terra de Israel se transformará num deserto. Samaria e Jerusalém ficarão desertas. O Templo será incendiado e ficará algum tempo em ruínas. 5 Mas Deus terá novamente misericórdia do seu povo e vai levá-lo de volta para a terra de Israel. Eles reconstruirão o Templo, menos belo que o primeiro, até que chegue o tempo determinado. Então todos voltarão do exílio, reconstruirão Jerusalém em seu esplendor, e o Templo de Deus será reconstruído como os profetas de Israel anunciaram. 12 Quando sua mãe morreu, Tobias a sepultou junto com o pai. Em seguida, ele partiu para a Média com a mulher e os filhos, e ficou morando com seu sogro Raguel, em Ecbátana. 13 Cuidou, como devia, da velhice dos sogros e os sepultou em Ecbátana, na Média. Herdou o que era da família de Raguel e também o que era do seu pai Tobit. 14 Cercado de respeito, Tobias morreu em Ecbátana, na Média, com cento e dezessete anos. 15 Antes da sua morte, porém, viu e ouviu falar da destruição de Nínive. Viu os prisioneiros ninivitas serem levados para o exílio na Média por Ciáxares, rei da Média. Tobias bendisse a Deus pelo castigo dos ninivitas e assírios. Antes de morrer, ele ainda pôde alegrar-se com a desgraça de Nínive, e bendisse o Senhor Deus para todo o sempre.

“No momento em que o autor escrevia o livro, a Assíria já tinha deixado de ser império fazia séculos. O autor, porém, situa a narrativa no apogeu da Assíria e a conclui com uma “profecia” sobre o fim do império assírio. Nessa queda dos opressores, o autor vê uma garantia do poder de Deus que restaura o seu povo. A partir disso, temos o tempo novo, em que todas as nações se reunirão com o povo de Deus, para viver na Terra Prometida. Nas palavras finais de Tobit, volta uma exortação à pratica da justiça, que implica diretamente a partilha dos bens. É assim que se deve entender a prática de esmola”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, já vimos em outras reflexões, como o nosso Deus se alegra com a sua criatura, o homem e a mulher quando estes lhe são: fiéis, íntegros perseverantes, de fé, em tudo isso nosso Deus vê no profundo do coração dos homens, dando-lhes todas as diretrizes, normas e leis para serem fieis, na caminhada rumo ao Reino e a Terra Prometida. Quando somos íntegros o nosso Deus nos apresenta as novidades do seu reino, ainda nesta vida terrena. O que se faz necessário é podermos viver numa intimidade com Deus, assim tudo concorrerá para o melhor jeito de viver, muitas vezes é na prática do bem, da caridade, do amor, da bondade e da misericórdia que iremos perceber a maravilhosa presença de Deus em nossas vidas. Que Deus nos dê a graça da perseverança no bem. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s