Por que o povo de Deus fascina?

Judite 10, 1-9 e 15-23

ESTER Y EL PODER LIBERADOR DE DIOS_1 Quando parou de suplicar ao Deus de Israel e terminou o que estava dizendo, 2 Judite se levantou, chamou a serva e foi para casa em que ficava nos dias de sábado e de festa. 3 Tirou o pano de saco e o vestido de viúva, tomou banho, passou perfume caro, penteou os cabelos, colocou um turbante na cabeça  e se vestiu com a roupa de festa, que usava enquanto seu marido Manassés era vivo. 4 Calçou sandálias e enfeitou-se com braceletes, colares, anéis, brincos e todas as suas jóias. Ficou belíssima, capaz de seduzir os homens que a vissem. 5 Depois entregou à serva uma vasilha de vinho e uma jarra de óleo, encheu uma sacola com farinha de cevada, bolos de frutas secas e pães puros. Embrulhou as provisões e as entregou à serva. 6 Em seguida, saíram para a porta da cidade de Betúlia e encontraram aí Ozias e os anciãos da cidade Cabris e Carmis. 7 Ao vê-la com o rosto transformado e outros vestidos, ficaram pasmos com tanta beleza, e lhe disseram: “Que o Deus de nossos antepassados ajude você e permita que seja bem-sucedida em seus planos, para a glória dos israelitas e a exaltação de Jerusalém”. 9 Judite adorou a Deus, e lhes disse: “Mandem abrir para mim a porta da cidade. Sairemos para realizar o que vocês estão desejando”. 15 Você salvou a vida, vindo ao encontro do senhor nosso general. Pode ir até a tenda dele; alguns dos nossos vão escoltar você até lá. 16 Quando estiver diante dele, não tenha medo, diga-lhe o que disse a nós, e ele a tratará bem. 17 Então eles destacaram cem homens, que escoltaram Judite e sua serva até a tenda de Holofernes. 18 Ao correr pelas tendas a notícia da chegada de Judite, o acampamento ficou em alvoroço. Judite estava do lado de fora da tende de Holofernes, esperando ser anunciada, e todos a rodearam. 19 Estavam todos admirados com sua beleza e, olhando para ela, ficavam admirando os israelitas. E comentaram: “Não podemos desprezar uma nação que tem mulheres tão bonitas. Não podermos poupar nenhum homem deles. Os que ficassem seriam capazes de conquistar o mundo inteiro”. 20 Os guarda-costas de Holofernes e os oficiais saíram e introduziram Judite na tenda. 21 Holofernes estava descansando em sua cama, debaixo de um mosquiteiro de púrpura, bordado a ouro e recamado com esmeraldas e pedras preciosas. 22 Anunciaram Judite. Então ele saiu para a parte da frente da tenda, precedido de portadores de lâmpadas de prata. 23 Quando Judite ficou na frente de Holofernes e dos oficiais, todos ficaram admirados com a beleza do rosto dela, que se prostrou diante de Holofernes. Mas os escravos a levantaram.

“Judite apresenta como traidora pronta para revelar o ponto fraco do seu próprio povo. O texto salienta as armas dela: a beleza e a sedução. O comentário dos soldados assírios deve ser entendido figuradamente: a beleza do povo de Deus exerce tal fascínio que é capaz de conquistar o mundo inteiro. Os poderosos percebem isso, e tentam de todas as maneiras exterminá-lo completamente”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, quando as pessoas tementes a Deus, puras de coração e de mãos limpas integras em seu caminhar, ela vai perceber o quanto é amada pelo Senhor Deus. Como Deus atendeu a oração e prostração de Judite? As armas que ela usará neste tremendo combate será a própria beleza, vimos o que ela pediu a Deus pela libertação do seu povo, veremos também o que Deus fará através dela, tudo isso por causa da sua fidelidade ao Senhor. Se for pela beleza do povo de Deus, tal fascínio será usado para conquistar o mundo inteiro. O Espírito Santo de Deus é riquíssimo em seus dons, a cada pessoa é dado “UM DOM ESPECIAL”, este foi o de Judite, a mulher sábia e temente. Peçamos a Deus a graça da integridade, assim veremos realizadas muitas maravilhas em nosso tempo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s