Cortando a cabeça do poder opressor

Judite 12,10-12 e 13, 1-10

Pedro-Américo-Art-Painting-Judith10 No quarto dia, Holofernes ofereceu um banque somente para o seu pessoal de serviço, sem convidar nenhum oficial. 11 Disse a Bagoas, seu mordomo: “Vá e veja se você consegue convencer essa mulher hebréia, que está a seu cuidado, para que venha comer e beber conosco. 12 Seria uma vergonha não aproveitar a ocasião de ter relações com essa mulher. Se eu não a conquistar, vão caçoar de mim”. 1_ Quando ficou tarde, o pessoal de Holofernes se retirou. Bagoas fechou a tenda por fora, depois de fazer com que todos os servos saíssem. Todos foram repousar entregues pelo excesso de bebida. 2 Na tenda ficaram apenas Judite e Holofernes caído na cama, completamente embriagado. 3 Judite tinha dito à serva que ficasse do lado de fora do quarto, esperando que ela saísse, como nos outros dias. Tinha dito que sairia para rezar, e já havia falado disso com Bagoas. 4 Todos saíram. Não ficou ninguém no quarto, nem pequeno nem grande. Então, de pé e junto ao leito de Holofernes, Judite rezou interiormente: “Senhor Deus de toda a força, volta agora o teu olhar para o que eu estou para fazer em favor da exaltação de Jerusalém. 5 Chegou o momento de ajudar a tua herança e dar sucesso ao meu plano, ferindo o inimigo que se levantou contra nós”. 6 Então Judite se aproximou da coluna da cama, que ficava junto a cabeça de Holofernes, e pegou a espada dele. 7 Depois chegou perto da cama, agarrou a cabeleira de Holofernes, e pediu: “Dá-me forças agora, Senhor Deus de Israel”. 8 E com toda a força, deu dois golpes no pescoço de Holofernes e lhe cortou a cabeça. 9 Rolou o corpo do leito e tirou o mosquiteiro das colunas. Depois saiu, entregou a cabeça de Holofernes para a serva, 10 que a colocou na sacola de alimentos. E saíram juntas, como de costume, para rezar. Atravessaram o acampamento, rodearam o vale, subiram a encosta de Betúlia e chegaram à porta da cidade.

“A volta de Judite é o momento do grande anúncio: Deus age por meio das pessoas, quando elas estão dispostas a destruir o opressor, para defender o oprimido. Judite é exemplo que permanece na memória do povo, encorajando-o para a luta, na confiança de que Deus lhe dará a vitória”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, neste texto da nossa reflexão, vimos até que ponto Judite confiou em sua oração diante de Deus, para defender e libertar o povo, pobre e humilde. É maravilhoso ver Deus agindo através de uma mulher; para isso ela deve ser integra fiel, humilde, pois ao contrário jamais conseguiria tal vitória em prol do seu povo. Judite confiou no poder estupendo de Deus e foi até o fim em busca da libertação dos oprimidos. Peçamos a Deus a graça da fidelidade e da confiança em Deus quando entramos em oração. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s