A honra do homem depende de Deus

1 Macabeus 2, 49- 52 e 60-69

Matatias_49 Quando foi chegando perto da morte, Matatias disse aos seus filhos: “Agora a insolência e o ultraje estão tendo muita força; é um tempo de destruição e ódio violento. 50 Portanto, meus filhos, cuidem de cumprir a lei com zelo e dêem suas vidas para defender a Aliança de seus antepassados. 51 Lembrem-se de como agiram os antepassados no tempo deles, e vocês conseguirão honra sem par e fama para sempre. 52 Abrão foi fiel na prova, e isso lhe foi considerado como justiça. 60 Daniel ficou livre da boca dos leões, por causa da sua inocência. 61 E assim, reparando as gerações, vocês compreenderão que jamais fraquejam aqueles que esperam em Deus. 62 Não temam as ameaças de um pecador, pois a glória dele se transformará em esterco e podridão. 63 Hoje ele é exaltado, mas amanhã desaparecerá: voltará ao pó de onde veio, e o seu projeto fracassará. 64 Meus filhos, sejam fortes e se apeguem firmemente à Lei, pois ela será a gloria de vocês. 65 Aí está Simeão, irmão de vocês. Eu sei que ele é homem equilibrado. Obedeçam sempre a ele, e ele será um pai para vocês. 66 Judas Macabeu, homem corajoso desde moço, será o comandante do exército de vocês e dirigirá a guerra contra os pagão. 67 Procurem reunir em torno de vocês todos os que praticam a Lei, para vingar o povo. 68 Façam os estrangeiros pagarem pelo mal que fizeram, e observem sempre os mandamentos da Lei”. 69 Depois Matatias os abençoou e se reuniu com seus antepassados. 70 Morreu no ano cento e quarenta e seis, e foi sepultado em Modin, no túmulo da sua família. Todo o Isael lamentou muito a sua morte.

“O testamento de Matitas mostra que a força para resistir ao dominador é alimentada por releitura da história: aqueles que tiveram significado na história do povo foram pessoas que acreditaram no projeto de Deus e procuraram corajosamente colocá-lo em prática. O homem não deve preocupar-se com sua própria honra, porque Deus a concede a todos aqueles que com ele se comprometem”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos que as pessoas que acreditam no projeto de amor misericordioso do Pai Deus, procuram corajosamente colocar em prática. Muitas vezes encontrando grandes desafios, vê o seu próprio limite, mas quando acredita no poder misericordioso de Deus, vai até o fim do desafio. Muitos foram os homens íntegros, verdadeiros, fiéis e tementes ao Deus da Paz. Precisamos verdadeiramente acreditar que Nosso Deus concede a graça da perseverança e da fidelidade a todos aqueles que como eles se comprometem. Peçamos a Deus a graça de sermos homens e mulheres corajosos, tementes e íntegros ao Senhor, assim veremos grandes maravilhas e prodígios acontecerem. É necessário muita fé. Isto é para poucos. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s