Período de Paz e Prosperidade

1ª Macabeus 14,1-15

51_ No ano cento e setenta e dois, o rei Demétrio reuniu suas tropas e foi para a Média, a fim de conseguir ajuda para a guerra contra Trifão. 2 Arsaces, rei da Pérsia e da Média, soube que Demétrio tinha invadido o seu território e mandou um dos seus generais prendê-lo vivo. 3 Ele foi, derrotou o exército de Demétrio, o prendeu e o levou para Arsaces, que o colocou na prisão. 4 Durante toda a vida de Simão buscou o bem-estar do seu povo, que aprovou sempre o seu governo e a sua glória. 5 Ele gloriosamente tomou Jope e fez dela o seu porto, abrindo o caminho para as ilhas do mar. 6 Alargou os limites da nação e manteve o país sob controle.7 Ajuntou grande número de prisioneiros e dominou Gazara, Betsur e a fortaleza. Delas retirou as impurezas, e ninguém lhe pôde resistir. 8 Cada um pode cultivar em paz seus campos, a terra dava suas colheitas, e as árvores da planície seus frutos. 9 Os anciãos se assentavam na praça, todos falando da prosperidade enquanto  os jovens se revestiam de glória, usando suas vestimentas de guerra. 10 Abasteceu a cidade de alimentos, e destinou armamentos de fortaleza para cada uma. E a fama do seu nome chegou até o extremo da terra. 11 Consolidou a paz no país, e trouxe grande felicidade para Israel. 12 Cada um podia ficar sentado debaixo de sua parreira e de sua figueira, sem que ninguém o incomodasse. 13 Eliminou do país aqueles que lhe faziam guerra, e nesses dias, os reis foram vencidos. 14 Protegeu os pobres do seu povo, foi observante da Lei, e eliminou os apóstatas e perversos. 15 Cobriu de esplendor o Templo e multiplicou seus utensílios sagrados.

Simão é elogiado como o fundador do novo Estado de Israel. No entanto, o período de paz e prosperidade é precário, pois Trifão continua sendo grande ameaça.”

REFLEXÃOP:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, sempre haverá pessoas dignas de honras e de glória, por sua bondade, caridade, pelo bem-estar que oferece ao povo, como chefe da nação. O bem e o mal sempre houve na face da terra. Uns escolhem o bem, outros escolhem o mal; foi á única coisa que Deus deixou ao homem para a sua liberalidade; foi o “livre arbítrio”. Neste texto vimos que Simão era um homem muito bom e procurava o bem- estar de todos, onde eles podiam viver livres, em paz e tranqüilos em seu país; colhendo os frutos do trabalho de suas mãos, por isso ele era elogiado como o fundador do novo Estado de Israel. Peçamos ao bom Deus que nos dê a graça de um coração bom, que possamos ser um mensageiro da PAZ. Paz e Misericórdia! 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s