Fiel até na miséria

Jó 1,1-12

filhos de Jó unidosRetrato de um homem feliz – 1 Era uma vez um homem chamado Jó que vivia no país de Hus. Era um homem integro e reto, que temia a Deus e evitava o mal. 2 Tinha sete filhos e três filhas. 3 Possuía também sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas mulas e grande número de empregados. Jó era o mais rico dos homens do Oriente. 4 Os filhos de Jó costumavam fazer banquetes, um dia na casa de cada um, e convidavam as três irmãs para comer e beber com eles. 5 Quando terminavam esses dias de festa, Jó os mandava chamar, para purificá-los. Ele madrugava e oferecia um holocausto para cada um deles pensando: “Talvez meus filhos tenham pecado, ofendendo Deus em seu coração”. E Jó fazia assim todas às vezes. _ 6 Certo dia, os anjos se apresentaram a Javé e, entre eles, foi também Satã. 7 Então Javé perguntou a satã: “De onde você vem?” Satã respondeu: Fui dar uma volta pela terra. 8 Javé lhe disse: “Você reparou no meu servo Jó? Na terra não  existe nenhum outro como ele: é um homem integro e reto, que teme a Deus e evita o mal.” 9 Satã respondeu a Javé: “E é a troco de nada que Jó teme a Deus? 10 Tu mesmo puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens.  Abençoastes os trabalhos dele, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11 Estende, porém, a mão e mexe no que ele possui. Garanto que ele te amaldiçoará na cara!” 12 Então Javé disse a Satã: “Pois bem! Faça o que você quiser com o que ele possui, mas não estenda a mão contra ele”. E Satã saiu da presença de Javé.

Jó é um modelo do homem justo. Segundo a teologia da retribuição, Deus lhe premia a justiça com a prosperidade; filhos, riquezas, harmonia familiar, retidão religiosa que beira o escrúpulo. Em Jô se realiza, portanto, o ideal que toda pessoa de fé espera. A corte celeste, que decide os rumos da história, se reúne no estilo de uma corte oriental. Satã que significa adversário no tribunal, não é aqui uma personificação do mal, e sim uma espécie de investigador. A grande questão é a seguinte, existe religião gratuita, independente de qualquer interesse? Se o homem perder tudo o que possui continuará fiel a Deus?

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, a mais bela de toda a história da Sagrada Escritura está começando e veremos como Jó foi fiel, temente, integro ao Senhor Deus. Como verdadeiro e fiel ele temia pelos próprios filhos, chegava a fazer holocaustos a Deus com medo de que seus filhos tivessem ofendido a Deus; tinha filhos, filhas, bens terras, possuía ovelhas, camelos, bois, mulas e grande números de empregados, seus filhos faziam dias e dias de festas, mas quando terminavam Jó chamava-os para serem purificados. Era um homem tão bom que satanás pediu a Deus para ver se realmente ele seria fiel, temente e integro em meio às grandes perdas. Contudo Deus caminhava lado a lado do seu servo Jó, pois sabia que era homem do bem e homem de Deus. Irmãos e irmãs peçamos a Deus a graça da fidelidade, da integridade, e que sejamos homens e mulheres de fé. Assim na hora dos grandes ataques, possamos sofrer tudo, mas permanecer fieis ao nosso Misericordioso Deus. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s