Deus Triunfa Sobre o Mal

O grande desafio: Deus é Deus, e o homem não é Deus

Jó 40,6-14 e 25 – 32

66_1_201504281116316 Do meio da tempestade Javé replicou a Jó: 7 “Se você é homem esteja pronto: vou interrogá-lo, e você me responderá. 8 Você se atreve a anular a minha justiça e condenar-me, para justificar a si mesmo? Você tem braço como o braço de Deus? Sua voz troveja como a voz de Deus? 10 Então revista-se de majestade e grandeza, e cubra-se de esplendor e glória! 11 Derrame o ardor de sua ira e, com um lhar só, rebaixe todos os orgulhosos. 12 Humilhe com seu olhar o arrogante, e esmague os injustos onde quer que se encontrem. 13 Enterre-os todos juntos no pó, e amarre-os todos juntos na prisão. 14 Então também eu louvarei você, porque conseguiu a vitória com sua própria mão direita. 25 Por acaso você é capaz de pescar o Leviatã com anzol e amarrar-lhe a língua com uma corda? 26 Você é capaz de furar as narinas dele com junco e perfurar sua mandíbula com gancho? 27 Será que ele viria até você com muitas súplicas ou lhe falaria com ternura? 28 Será que faria uma aliança com você, para você fazer dele o seu criado perpétuo? 29 Você brincará com ele como se fosse um pássaro, ou você o amarrará para suas filhas? 30 Será que os pecadores o negociarão, ou os negociantes o dividirão entre si? 31 Poderá você criar  a pele dele com dardos ou a cabeça com arpão de pesca? 32 Experimente colocar a mão em cima dele: você se lembrará da luta, e nunca mais repetirá isso!

“No diálogo, os amigos procuravam a todo o custo afirmar que só Jó estava sofrendo porque havia cometido alguma falta moral ou violação da ética. Por sua vez, Jó se defendia, sempre afirmando sua própria justiça. E aqui se chega ao impasse criado pelo dogma da retribuição: ou Deus está certo e Jó errado, ou Jó de fato é justo e Deus injusto. Leviatã, muitas vezes representado pelo crocodilo, é propriamente um dragão mítico, que simboliza o poder do mal que ameaça a criação. Deus o teria derrotado, confinando-o na água. O desafio que Deus propõe a Jó é gigantesco: você seria capaz de dominar o mal, como eu dominei? Por trás disso, há um convite para o homem reconhecer as próprias limitações e, a partir delas, confiar em Deus que é capaz de controlar tudo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, para muitos não é compreensível o texto que lemos hoje, mas para o bom entendedor ele cresce nesta situação, pois ele hoje Jó foi colocado contra a parede, será que Jó conseguiria fazer tudo o que o nosso Deus faz? É incrível, mas quando a cabeça da criatura vai além da sua capacidade, só isso ele deveria escutar! Quem seria capaz de realizar as grandes proezas de nosso Deus; NINGUÉM!!!  Acredito que quanto mais pequenino o homem se colocar diante deste Deus, ele verá a manifestação deste Deus que é Pai das Misericórdias no dia a dia, na dor, no sofrimento, na incapacidade, na pequenez e deixe que Deus faça acontecer às grandes maravilhas. Sejamos criaturas fiéis, humildes e pequenas deixando pra Deus as grandes coisas serem realizadas em nossas vidas. Peçamos a Deus a graça da humildade e da pequenez assim veremos grandes coisas em nossas vidas se realizarem. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s