A Experiência do Deus Vivo

Jó 42,1-16

art-job-family-greg-olsen_1264634_inl

Última resposta de Jó a Deus

1 E então Jó respondeu a Javé: 2 “Eu reconheço que tudo podes e que nenhum dos teus projetos fica sem realização. 3 Tu disseste: ‘Quem é esse que escurece os meus projetos com palavras sem sentido?’ Pois bem! Eu falei, sem entender de maravilhas que superam a minha compreensão. 4 Tu dissestes: ‘Escute-me, porque vou falar. Vou interrogá-lo, e você me responderá’. 5 Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, os meus olhos te vêem. 6 Por isso, eu me retrato e me arrependo, sobre o pó e a cinza. Intercessão do pobre_ 7 Javé terminou de falar com Jó, e se dirigiu a Elifaz de Temã, dizendo: “Estou irritado contra você e seus dois companheiros, porque vocês não falaram  corretamente de mim como falou ao meu servo Jó. Ofereçam  os animais em holocaustos, e o meu servo Jó intercederá por vocês. Em atenção a ele, eu não os tratarei como a insensatez de vocês merece, porque vocês não falaram corretamente de mim, como falou o meu servo Jó”. 9 Então, Elifaz de Temã, Baldad de Suás e Sofar de Naamat fizeram o que Javé lhes tinha ordenado. E Javé atendeu às orações de Jó. O retorno da felicidade_ 10 Quando Jó intercedeu por seus companheiros, Javé lhe mudou a sorte e duplicou todas as posses. 11 Seus irmãos e irmãs e os antigos conhecidos foram visitá-lo. Almoçaram em sua casa e o consolaram e confortado pela desgraça que Javé lhe tinha enviado. Cada um ofereceu uma soma de dinheiro e um anel de ouro. 12 E Javé abençoou Jó, mais ainda do que antes. Ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Teve sete filhos e três filhas: 14 a primeira chamava–se Rola, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. 15 Em toda a terra não havia mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E seu pai repartiu a herança entre elas e os irmãos delas. 16 Depois disso Jó viveu ainda cento e quarenta anos, e conheceu os seus filhos, netos e bisnetos. 17 Depois Jó morreu, velho, em idade avançada.

“Jó tinha decidido silenciar diante da grandeza e ciência de Deus. Agora faz a confissão de fé, que nasce da sua própria experiência. Jó estava com muitas perguntas, e Deus não respondeu a nenhuma delas. Ao contrario, trouxe-lhe outras. Mas este final mostra que Deus sabe ler o mais íntimo desejo do homem e responder a esse desejo, tornando-se solidário e entrando em comunhão com ele. Doravante, o homem pode lutar junto com o Deus Criador para construir a justiça e a harmonia que Deus projeta, dominando a força bruta e triunfando sobre o mal. O fato de que os três amigos dependem da intercessão de Jó é muito importante: só o pobre em comunhão com Deus pode ser agente de reconciliação para os demais. É fato curioso, quando tudo fica resolvido, os parentes e amigos voltam… E fica uma questão em aberto. Além de Deus, quem está disposto a se solidarizar com os marginalizados?

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, se você perceber a história de Jó se tornou uma lenda; mas se refletirmos bem veremos que isto poderá nos acontecer. Quando uma pessoa sofre muito e ela acredita em Deus, se formos fiéis, mesmos nos momentos difíceis, veremos que, como falamos outra vez, a lei do retorno se realiza aqui mesmo, aí sim o que era dor se tornará  libertação, o que é tristeza se tornará alegria, a doença transformará em saúde, em fim tudo poderá sofrer uma guinada incompreensível aos olhos dos homens, isto quando temos Deus levando consigo o controle de tudo. Trazemos a realidade dos amigos de Jó que faziam apertar mais o seu sofrimento, o que aconteceu no último momento? A vítima vai agora interceder, isto é pedir a Deus por aqueles que eram seus inimigos, e o que aconteceu? Deus ouviu o pedido de Jó, dando a Jó em dobro tudo o que ele havia perdido. Somos livres acredite ou não! O certo é que veremos o outro lado da moeda. Peçamos a Deus a graça da fidelidade na prática do BEM. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s