Javé o justo Juiz

Salmo 7,1-18  

 eloyalice1web2  Javé, meu Deus, eu me abrigo em ti! Salva-me dos meus perseguidores todos! Liberta-me! 3 Que não me apanhem, como um leão, e me estraçalhem, e ninguém me liberte! 4 Javé, meu Deus, se eu fiz alguma coisa… Se cometi alguma injustiça, 5 se paguei com o mal a quem me fez o bem, se poupei sem razão a quem me oprimiu, 6 que o inimigo me persiga e alcance! Que me pisoteie vivo por terra e aperte o meu ventre contra a poeira! 7 Levanta-te, Javé, com tua ira! Ergue-te contra o abuso dos meus opressores! Acorda meu Deus! Decreta um julgamento! 8 Que a assembléia dos povos  te cerque; assenta-te sobre ela, no mais alto. 9 _Javé é o juiz dos povos._ Julga-me, Javé, conforme a minha justiça, e segundo a minha inocência. 10 Põe fim à maldade dos injustos e apóia o justo, pois tu sondas corações e rins, ó Deus justo! 11 Quem me protege é Deus, que salva os corações retos. 12 Deus é um justo juiz. Deus ameaça a cada dia. 13 Se não se convertem, ele afia a espada, estica o arco e aponta; 14 prepara suas armas que matam, aponta suas flechas de fogo. 15 Vejam: o injusto concebeu a injustiça, está prenhe de ganância e dá à luz a mentira. 16 Ele cava e aprofunda um buraco, e acaba caindo na cova que fez! 17 Sua ganância se volta contra ele, sua violência lhe recai na cabeça! 18 Eu agradeço a Javé por sua justiça, e canto ao nome de Javé Altíssimo.

“Suplica de uma pessoa injustamente acusada e perseguida. Não tendo a quem recorrer, ela se refugia no Templo, buscando justiça junto ao supremo tribunal, onde a sentença é dada pelo próprio Deus. O justo é perseguido porque atrapalha os que produzem e mantêm uma estrutura injusta de sociedade, na qual o povo é explorado e oprimido. Juramento de inocência, apresentado segundo a lei de talião (bem por bem, mal por mal). O perseguido convoca Deus a fazer justiça. E Deus parece dormir. Na realidade, ele espera ser invocado. Justiça significa libertar o oprimido e também dar fim ao sistema opressor montado pelos injustos. O coração e os rins são a intimidade mais profunda do homem: só Deus a conhece, e só ele pode fazer plena justiça. Deus não é neutro; ele toma o partido dos oprimidos, ameaçando os que não se convertem ao projeto dele. Confiante de que Deus fará justiça, o perseguido termina agradecendo”.

REFLEXÃO:

                 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs. É sabido que, quando nós somos fiéis, justos, caritativos, misericordiosos com os oprimidos, sofredores, discriminados, rejeitados, abandonados, perseguidos, caluniados, famintos e doentes, não tomamos parte de uma estrutura injusta e opressora; sabemos também que muitas vezes não é a sociedade em si, são pessoas que tem o prazer de enganar os outros, usando aquelas armas que já as conhecemos e vimos no salmo 6  “a arma de acusar e de condenar” são pessoas isoladas que buscam a quem oprimir, acusar e caluniar” e só quem já passou por isso sabe o que é. Aí não pode o inocente usar a lei de talião revidar o mal com o mal. Aqui a nossa reflexão nos ensina a buscar a virtude da paciência e do amor, as palavras de Jesus Cristo quando disse: “Não façais aos outros aquilo que não quereis que outros vos façam”. Que triste saber que o injusto concebe a injustiça, está prenhe de ganância e dá a luz a mentira; queremos fazer igual? Queremos imitá-los? Ou permaneceremos no seguimento daqueles que agradecem ao Deus Misericordioso, antes mesmo de ver a justiça divina acontecer? Convido a todos que adentrarem neste blog. venham, vamos louvar, agradecer, elevar louvores em sintonia com os anjos pelo amor que Deus derrama sobre o seu povo BOM e JUSTO! A Ti Senhor toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração. Amém! Aleluia!  Irmãos e irmãs sejam de onde for para Deus não há fronteiras, sejam todos abençoados pelo Deus Altíssimo, com muita saúde, alegria, prosperidade e PAZ! Em Jesus Cristo. PAZ E MISERICÓRDIA!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário