Atravessar para a liberdade

Êxodo 14,15-30

11215 Javé disse a Moisés: “Por que você está clamando por mim? Diga aos filhos de Israel que avancem. 16 Quanto a você erga a vara, estenda a mão sobre o mar e divida-o pelo meio para que os filhos de Israel possam atravessá-lo a pé enxuto. 17 Eu endureci o coração do egípcios, para que eles persigam vocês. Assim eu mostrarei a minha honra, derrotando o Faraó e seu exército, com seus carros e cavaleiros. 18 Quando eu derrotar o Faraó com seus carros e cavaleiros, os egípcios ficarão sabendo que eu sou Javé”. 19 O anjo de Deus que ia na frente do exército de Israel, se retirou para ficar na retaguarda. A coluna de nuvem também se retirou da frente deles e se colocou atrás, 20 ficando entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel. A nuvem se escureceu, e durante toda a noite a escuridão impediu que um se aproximasse do outro. 21 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Javé fez o mar se retirar com um forte vento oriental, que soprou a noite inteira: o mar ficou seco e as água se dividiram em duas. 22 Os filhos de Israel entraram pelo mar a pé enxuto, e as águas formavam duas muralhas, à direita e a esquerda. 23 Na perseguição, os egípcios entraram atrás deles com todos os cavalos do Faraó, seus carros e cavaleiros, e foram até o meio do mar. 24 De madrugada Javé olhou da coluna de fogo e da nuvem, viu o acampamento dos egípcios e provocou uma confusão no acampamento: 25 emperrou as rodas dos carros, fazendo-os andar com dificuldade. Então os egípcios disseram: “Vamos fugir de Israel, porque Javé combate a favor deles”. 26 Javé disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar, e as águas se voltarão contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”. 27 Moisés estendeu a mão sobre o mar. E, de manhã, este voltou para o seu leito. Os egípcios, ao fugir, foram ao encontro do mar, e Javé atirou-os no meio do mar. As águas voltaram, cobrindo os carros e os cavaleiros de todo o exército do Faraó, que os haviam seguido no mar: nem um só deles escapou. 29 Os filhos de Israel, porém, passaram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas se erguiam em forma de muralhas, à direita e a esquerda. 30 Nesse dia Javé salvou Israel das mãos do egípcios, e Israel viu os cadáveres dos egípcios à beira do mar. 31 Israel viu a mão forte com que Javé atuou contra o Egito. Então o povo temeu a Javé e acreditou nele e no seu servo Moisés.

“A passagem do mar Vermelho traça uma linha divisória entre o mundo da opressão e o mundo da liberdade. Todo movimento de libertação, que já tenha alcançado suas primeiras metas, corre o perigo de ser cooptado ou sufocado pelos antigos opressores. Javé age não somente para que a libertação seja realizada, mas também impede que o opressor reconduza os libertados para a escravidão.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, não era necessário que tudo isso acontecesse para que acreditássemos no Deus e Pai de Jesus Cristo. O Anjo de Deus caminhava com o seu povo dia e noite, sabendo que a vitória jamais seria do Faraó e sim daqueles que são conduzidos pelo Senhor da Glória. Quando os exércitos do Faraó perceberam que os carros emperravam, por que não voltaram atrás? Mas com tudo o que Deus realizava em favor dos Israelitas os egípcios continuavam de cabeças duras; a ponto de acontecer o que aconteceu isto é para mostrar que o Senhor de todas as coisas é o Deus Soberano e Senhor da VIDA; não o Faraó. Para que saibamos que a hora de Deus e o seu tempo, não é a hora e nem o tempo dos homens, onde cavalos e cavaleiros não poderiam fazer mais nada aí aconteceu a libertação do povo de Deus; para que todos e de geração em geração  saibam que Deus é o Deus Soberano; e que não há outro Deus além DELE. Peçamos a Deus a graça da perseverança nos caminhos que nos conduz a Ele e que a nossa FÉ seja autentica. Que sejamos por ELE abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s