Festa da Divina Misericórdia-2016

Mensagem de reconciliação (2 Cor 5, 19).

Imagens-de-jesus-misericordioso-1Inclinai Senhor vossos ouvidos e atendei-me, porque sou pobre e miserável (Sl 85,1).

A vida nova de filhos de Deus torna-se debilitada e até perdida pelo pecado. Esta súplica do Salmista bate no coração do ser humano que reconhece ser pecador e pobre da graça de Deus.  O pecado fere a comunidade eclesial e a comunidade dos leigos.

Quem confessa os próprios pecados já está agindo em harmonia com Deus: Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará (Tg 4, 10). Encontramos no Sacramento da confissão o amor misericordioso do Pai que está sempre de braços abertos para acolher o filho arrependido. Seu perdão nos liberta e nos deixa progredir na vida do Espírito.

Vós sois Senhor clemente e bom cheio de misericórdia para quantos vos invocam (Sl 85,6). A graça é abundante para os que recorrem à confissão, a pessoa experimenta a ressurreição da alma e é beneficiada de bens espirituais, retorna à comunhão com Deus e com os irmãos. Vossa misericórdia foi grande para comigo arrancastes minha alma das profundezas da região dos mortos (Sl 85,13).

Embebidos da misericórdia de Deus e elevados por sua graça somos levados a sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso conosco. Muito mais Deus poderá reinar com seu perdão e graça se o coração do homem procura viver a misericórdia com seus irmãos. Perdoai, e sereis perdoados, dai e dar-se-vos-á (Lc 6,37-38).

 Praticar a misericórdia é demonstrar amor e gratidão a Deus, as obras de misericórdia corporais e espirituais são meios que podemos usar para esse fim.  Ao mesmo tempo nos levará a compreender e a confiar ainda mais na misericórdia de Deus. O amor repara tantos estragos que o pecado faz em nossa vida. Pela prática da misericórdia, purificamos os olhos das sujeiras que a ideologia do julgamento faz, reconhecemos que somos pecadores necessitados do perdão e que o nosso irmão também é.

As obras de misericórdia corporais são:

1-Dar de comer a quem tem fome

2-Dar de beber a quem tem sede

3-Vestir os nus

4-Dar pousada aos peregrinos

5-Assistir aos enfermos

6-Visitar os presos

             7-Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais:

1-Dar bom conselho

2-Ensinar os ignorantes

3-Corrigir os que erram

4-Consolar os tristes

5-Perdoar as injúrias

6-Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo

7-Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.

O Anjo Rafael se revelou a Tobias e disse-lhe que: “A esmola é preferível a todos os tesouros de ouro escondido porque ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna”. (Tb 12,8-9) No Evangelho de Mateus (25, 34-35), Jesus mostra que a misericórdia nos faz benditos e acolhidos pelo Pai: “Vinde benditos de meu Pai, porque tive fome e me destes de comer …

Que todos os irmãos carreguem essas palavras: “Tendes todos um só coração uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia e de humildade (1 Pedro 3,8) para que o julgamento de Deus  sobre nós seja com misericórdia.

Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7).

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s