A esperança depende da perseverança

Continuidade- Salmo 37, 21-40

humanidade1221 O injusto toma emprestado e não devolve, mas o justo se compadece e dá. 22 Os que ele abençoar possuirão a terra, e os que ele amaldiçoar serão excluídos. 23 Javé garante os passos do homem, e se compraz com o caminho dele.  24 Quando tropeça, não chega a cair, porque Javé o sustenta pela mão. 25 Fui jovem e já estou velho, mas nunca vi um justo abandonado, nem sua descendência mendigando pão. 26 O dia todo ele compadece e empresta, e sua descendência é uma benção. 27 Evite o mal e pratica o bem, e você terá uma casa para sempre, 28 porque Javé ama o direito e jamais abandona seus fiéis. Os malfeitores serão para sempre destruídos, e a descendência dos injustos será eliminada. 29 Os justos vão possuir a terra, e nela habitarão para sempre. 30 A boca do justo fala com sabedoria, e sua língua explica o direito, 31 pois ele tem no coração a lei de Deus, e seus passos nunca vacilam. 32 O injusto espreita o justo e procura levá-lo a morte. 33 Javé, porém não o entrega nas mãos do injusto e no julgamento não deixa que o condene. 34 Espere em Javé e observe o seu Caminho; ele exaltará você para que possua a terra, e você  verá os injustos  eliminados. 35 Eu vi um injusto cheio de poder, que prosperava como cedro frondoso. 36 Voltei a passar, e não existia mais; procurei-o, e não foi encontrado. 37 Observe o íntegro, veja o homem direito: existe uma posteridade para o homem pacifico. 38 Mas os transgressores serão todos destruídos, e a descendência dos injustos será cortada. 39 A salvação do justo virá de Javé, que é fortaleza para eles no tempo da angustia. 40 Javé os ajuda e liberta; vai livrá-los dos injustos e salvá-los, porque os justos nele se abrigam.

“O injusto é governado pela ambição de possuir, explorando todo mundo. O justo, ao invés, é guiado pela solidariedade, repartindo tudo o que tem. O maior desafio é persistir na prática da justiça. O justo é capaz de viver a sabedoria e a justiça, porque sua consciência (coração) é formada segundo o projeto de Deus. Desse modo, os justos se tornam agentes de um processo social que se contrapõe à ideologia e política do injusto. Enquanto os injustos dominam, os justos vivem no aperto. A esperança de uma nova história, porém, nasce da perseverança dos justos, porque Deus é seu aliado”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a esperança pede pela perseverança, do homem justo e integro, é como se existisse uma posteridade para o homem integro e direito; aquele que vive observando a Lei Divina, na fidelidade; Javé, caminha na fidelidade desta sua criatura, pois Ele ama o justo, o bondoso o caritativo aquele que procura viver deste amor maior, a misericórdia. Isto, porque o justo é capaz de viver a sabedoria e a justiça, porque a consciência, isto é o coração é formado segundo o projeto do amor de Deus. A esperança de uma nova história nasce da perseverança dos justos, porque Deus é seu aliado. Caminhemos juntos e perseverantes na oração, na súplica, na fidelidade e na prática da Palavra de Deus assim, a sinceridade, a transparência estará sempre ao nosso lado. Aí Deus com a pupila dos seus olhos verá com esmero o que de bom estamos praticando, para com aqueles que necessitam de nossa ajuda; mesmo quando formos mal interpretados por coisas mesquinhas e banais. Que o Deus da paz o abençoe. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s