Deus é fiel aos oprimidos

Salmo 54,1-9

jo2 Quando os zifeus foram dizer a Saul: Davi está escondido entre nós”. 3 Salva-me ó Deus, por teu nome! Pelo teu poder, faze justiça para mim! 4 Ouve, ó Deus, a minha prece, dá ouvido às palavras da minha boca! 5 Os soberbos se levantam contra mim, e os violentos perseguem a minha vida: eles não colocam  Deus à sua frente. 6 Porém, Deus é quem sustenta a minha vida. 7 Caia o mal sobre aqueles que me espreitam! Aniquila-os, Javé, por tua fidelidade! 8 Eu te oferecerei um sacrifício espontâneo, e agradecerei o teu nome, porque ele é bom; 9 porque me livrou das angústias todas, e eu contemplei a derrota dos meus inimigos.

“Súplica do justo em meio à opressão causada pelos injustos. Apela para o Deus libertador, cujo nome foi revelado no Horeb por ocasião da libertação (Ex 3, 14). O motivo é a pressão social causada pelos injustos soberbos e violentos, que usurpam o lugar de Deus para oprimir e explorar o povo. Deus se alia ao pobre e oprimido, para libertá-los dos poderosos que os exploram e oprimem. O pobre confia nessa fidelidade de Deus e suplica por justiça: que Deus volte contra o injusto o mal que este fabrica para os outros. A maior alegria dos justos é experimentar a bondade de Deus e contemplar a derrota dos opressores”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, quando uma pessoa se coloca na fileira dos justos, veremos que ela oferece um sacrifício espontâneo, puro e precioso a Deus, pois a sua alegria é experimentar a bondade e a misericórdia deste Deus amor. É por isso que nos salmos lemos que “Deus se alia ao pobre e oprimido”. O pobre, o doente, os perseguidos, aqueles que não têm terra, nem teto, este confia na fidelidade de Deus, e por isso faz a sua prece, a sua súplica pedindo justiça; e em outro lugar o próprio Deus fala, que quando uma pessoa suplicá-lo na hora da dor e da calunia, ele atenderá o que clama em meio a sua dor. E todos acreditam na misericórdia e na justiça divina, por isso Deus está e caminha do lado daqueles que gemem e choram. Peçamos ao Deus da Paz e das Misericórdias, por todos aqueles que são perseguidos, são abandonados, são ridicularizados pelos prepotentes e poderosos do mal. Que a nossa corrente de preces possa ajudar as todas as vitimas sofridas, que elas possam ser atendidas e se liberte o quanto antes de todo o mal. Sejam todos abençoados com as mais copiosas bênçãos do céu, por este Deus amor. Assim seja! Amém! PAZ E MISERICÓRDIA.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

