História da luta do povo de Deus

Salmo 68,1-13

f40d9aa6058f748e081d589467c501d42 Deus se levanta: seus inimigos debandam, seus adversários fogem de sua frente. 3 Tu os dissipas como a fumaça se dissipa; como a cera se derrete diante do fogo, assim perecem os injustos diante de Deus. 4 Os justos ao contrário se alegram, exultam na presença de Deus e dançam de alegria. 5 Cantem a Deus, toquem ao seu nome, atapetem o caminho daquele  que avança pelo deserto. O nome dele é Javé: alegrem-se na presença dele. 6 Pai dos órfãos, protetor das viúvas, assim é Deus em sua morada santa. 7 Deus dá aos marginalizados uma casa, liberta os cativos e os enriquece. Somente os rebeldes permanecem na terra seca. 8 Ó Deus, quando saías à frente do teu povo, e avançavas pelo deserto, 9 a terra tremeu, o céu se dissolveu diante de Deus, o Deus do Sinai; diante de Deus, o Deus de Israel. 10 Derramaste sobre tua herança, ó Deus, uma chuva copiosa, aliviando a terra esgotada. 11 e o teu rebanho habitou na terra que tua bondade, ó Deus, preparou para o pobre. 12 O Senhor deu uma ordem, o anúncio de um exército numeroso: 13 Reis e exércitos fogem correndo, e as mulheres repartem os despojos.

“Oração de agradecimento coletivo, talvez cantado numa procissão que recorda passos da história de Israel. A intervenção de Deus na história provoca uma divisão fundamental, porque Deus toma partido, ele se alia aos justos para derrotar os injustos. Deus caminha à frente do seu povo, formado pelos marginalizados da sociedade e da história: órfãos, viúvas, marginalizados e cativos. Como líder e pastor do seu povo, Javé vai à frente a todas as lutas, abalando a realidade inteira. Para quê? Para dar uma terra fértil aos pobres, que viviam numa terra esgotada pela exploração e opressão. A história do povo é feita de muitas lutas para vencer os poderosos e seus grandes exércitos. Graças a isso, o povo pode recuperar e repartir as riquezas que, por direito, lhes pertencem. A procissão chega ao Templo no monte Sião. É o momento de uma grande transformação histórica: com a monarquia de Davi e Salomão, Israel torna-se império, correndo o perigo de se tornar um novo opressor. A certeza de que Deus habita em seu meio traz ao povo a confiança permanente de que Deus o ajudará a levar todas as cargas. Ele o libertará da morte produzida pelos inimigos estrangeiros e pelos injustos que pervertem as relações sociais.”

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, caminhando com o seu líder e seu pastor, o povo de Deus vê a Sua presença em toda a sua caminhada. A certeza de que Deus habita e caminha com o seu povo, traz a eles a confiança permanente de que também Deus os ajudará a levar todas as cargas; pois é Ele o libertador de toda a morte causada pelos injustos, pelos inimigos. A intervenção de Deus na história provoca uma divisão fundamental, porque Deus toma partido, ele se alia aos justos para derrotar os injustos. E Deus caminha lado a lado dos órfãos, viúvas, marginalizados e cativos.  Peçamos a Deus que derrame sobre todos nós bênçãos efusivas para que tenhamos fortaleza e sabedoria para caminhar na integridade de filhos deste Deus amor e Paz. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s