Deus restaura o seu povo

Salmo 80, 1 -20

tumblr_ltso5sKUwA1qcnn8do1_4002 Pastor de Israel, dá ouvidos, tu que diriges a José como a um rebanho; tu que te assentas sobre os querubins, resplandece 3  perante Efraim, Benjamin e Manassés! Desperta o teu poder e vem socorre-nos. 4 Restaura-nos, ó Deus! Faze brilhar a tua face, e seremos salvos! 5 Javé Deus dos exércitos, até quando ficarás irado enquanto o teu povo suplica? 6 Tu lhes deste pranto a comer e lágrimas aos tragos para beber. 7 Tu nos tornaste a disputa dos nossos vizinhos, e os nossos inimigos zombam de nós. 8 Restaura-nos Deus dos exércitos! Faze brilhar a tua face, e seremos salvos! 9 Tiraste uma videira do Egito, expulsaste nações, e a transplantaste. 10 Preparaste o terreno e, lançando raízes, ela encheu a terra. 11 Sua sobra cobria as montanhas, e seus ramos, os cedros de Deus. 12 Ela estendia os galhos até o mar, e até o rio os seus rebentos. 13 Por que lhe derrubaste as cercas? Para que os viandantes a saqueiem, 14 e os javalis da floresta a devastem, e as feras do campo a devorem? 15 Volta atrás, ó Deus dos Exércitos! Olha do céu e vê! Vem visitar tua vinha, 16 a muda que a tua direita plantou, e que tornaste vigorosa. 17 Eles a queimavam como lixo, mas vão perecer com a ameaça de tua face. 18 Que tua mão proteja o teu escolhido, o homem que tu confirmaste. 19 Nunca mais nos afastaremos de ti. Faze-nos viver, para invocarmos o teu nome! 20 Restaura-nos Javé, Deus dos Exércitos! Faze brilhar a tua face, e seremos salvos!

“Oração coletiva de súplica, por ocasião de uma invasão inimiga. Israel e José representam o reino do Norte, do qual se mencionam três tribos. Trata-se de uma súplica, talvez motivada pela invasão assíria, que destruiu o reino de Israel em 722 a. C. Refrão que se repete nos VV. 8 e 20, ampliando a cada vez o nome de Deus. Ele está sempre no meio do seu povo. No entanto, os momentos de perigo e dificuldade são ocasiões de suas grandes manifestações. Javé dos Exércitos é o título do Deus guerreiro, que luta junto com seu povo. A derrota frente ao inimigo é interpretada como castigo divino. A situação presente contrasta com a história que Deus já realizou com seu povo: libertação do Egito, ocupação da terra, e expansão no tempo do rei Davi. A imagem da videira ou vinha é comum para representar o povo de Deus. Súplicas repetidas, apresentando o motivo para Deus agir: trata-se da tua videira, da tua vinha. A situação difícil é também momento para tomada de consciência e conversão (v.19)”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, quando um povo que se prosterna em súplica ao Senhor da Vida, claramente o Deus de amor dá ouvido; se é um povo temente a Deus, se é um povo fiel, se é um povo que louva e O adora, logicamente este povo será acompanhado, terá a resposta necessária e a presença divina que vai caminhando lado a lado do Seu povo. É muito visível a presença de Deus desde o Antigo Testamento, com os Reis, Juízes, Profetas de modo muito especial aqueles que eram obedientes à Palavra de Deus que sempre ia se manifestando a eles. Quando a súplica do seu povo é permanente aí é que o Senhor vem agindo tratando com amor as suas ovelhas, ou como disse o salmista, a sua vinha, a sua videira. Que sejamos todos abençoados. “Sejam abençoados”. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s