A casa de Deus é a casa do povo

Salmo 84, 1-13

altar2 Como são desejáveis as tuas moradas, Javé dos Exércitos! 3 Minhas alma suspira e desfalece pelos átrios de Javé. Meu coração e minha carne exultam pelo Deus Vivo. 4 Até o pássaro encontrou uma casa e a andorinha, um ninho, onde põe seus filhotes: os teus altares, Javé dos Exércitos, meu rei e meu Deus! 5 Felizes os que habitam em tua casa: eles te louvam sem cessar. 6 Felizes os que encontram em ti a sua força ao preparar sua peregrinação: 7 quando atravessam vales áridos, eles os transformam em oásis, como se a primeira chuva os cobrisse de benção. 8 Eles caminham de fortaleza em fortaleza até verem  Deus em Sião, 9 Javé, Deus dos Exércitos, ouve a minha súplica, dá ouvidos, ó Deus de Jacó. 10 Vê o nosso escudo, ó Deus, olha a face do teu ungido. 11 Sim, mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa. Prefiro o umbral da casa de Deus do que habitar na tenda dos injustos. 12 Porque Javé é sol e escudo. Deus concede graça e glória. Javé não recua nenhum bem aos que andam na integridade. 13 Javé dos Exércitos, feliz o homem que confia em ti!

“Hino a Jerusalém, centro das romarias. A importância de Jerusalém está no fato de que o Templo, casa de Deus da Aliança, é também a casa de todo o povo. Ao entrar nela, o peregrino se sente livre e à vontade, como os pássaros que aí revoam e fazem seus ninhos. O encontro com o Deus da Aliança torna feliz quem exerce alguma função no Templo e também aqueles que se dirigem a Jerusalém, fazendo longas romarias. Esse buscar a Deus fertiliza a terra para produzir vida nova. Em Jerusalém o povo redescobre o sentido da própria vida, refaz seu compromisso com o projeto de Deus e reconhece que este abençoa quem vive aquilo que celebrou em Jerusalém”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, as pessoas que já fizeram uma grandiosa experiência de Deus, vai sentir a saudade deste Deus, o próprio coração e todo o seu ser exultará pelo Deus Vivo dia e noite; assim fez o salmista. Feliz o homem que confia no Senhor, verá realizar-se os projetos do Amor Divino. Aqueles que exercem uma função no Templo do Senhor, que tem alguma ação concreta com os mais necessitados, que buscam ser um instrumento vivo nas mãos do Senhor Deus; Javé, verá, quão bom é estar ao serviço do Exército de Deus. Também nós podemos participar, por isso hoje, somos convidados a uma doação em ação concreta. Vamos? Em que você poderá servir ao Senhor; Ele se alegrará e você será feliz por uma ação tão digna a de servir os necessitados. Para servir ao Senhor, tem muitas maneiras para tal, é só fazer a sua escolha. Que todos neste dia sejam abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s