Restaura-nos, ó Deus!

Salmo 85,1-14

CYRUS_PROCLAMATION_CONCERNING_THE_TEMPLE_2 Favoreceste, Javé, a tua terra, restauraste os cativos de Jacó. 3 Perdoaste a culpa do teu povo, encobriste todo o seu pecado. 4 Reprimiste o teu furor todo, refreaste o ardor da tua ira. 5 Restaura-nos, ó Deus, salvador nosso, renuncias ao teu rancor contra nós! 6 Ficarás irado conosco para sempre, para sempre, prolongando de geração em geração a tua ira. 7 Não nos irás devolver a vida, para que teu povo se alegre contigo? 8 Javé, mostra-nos o teu amor, concede-nos a tua salvação. 9 Vou escutar o que diz Javé:  “Deus anuncia a paz ao seu povo e seus fiéis, e aos que se convertem de coração”. 10 A salvação está próxima dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. 11 Amor e fidelidade se encontram, Justiça e paz se abraçam. 12 A fidelidade brotará da terra, e a justiça se inclinará do céu. 13 Javé nos dará o seu fruto. 14 A justiça caminhará à frente dele, a salvação seguirá os seus passos.

Oração coletiva de súplica, logo após a volta do exílio. Refere-se à recente libertação. O exílio teve valor de purificação, pois encobriu o pecado do povo, isto é, sua infidelidade a Deus. Ao chegar do exílio, o povo se defronta com graves dificuldades: organizar a comunidade, restabelecer o culto, reconstruir o Templo, sanar sérios problemas sociais. O plano de restauração, portanto, é ainda uma grande aspiração. A essa súplica responde um oráculo do sacerdote: Deus anuncia a paz, plenitude de condições de vida, se o povo se converter ao projeto dele. A glória ou presença de Deus volta a terra, acompanhada pelo amor, fidelidade, justiça, e paz, que produzem prosperidade para todo o povo.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, “Javé mostra-nos o teu amor, concede-nos a tua salvação”. O próprio Deus anuncia a paz ao seu povo e seus fiéis e aqueles que se convertem de coração. É maravilhoso saber que a glória e a presença de Deus volta a terra, acompanhada pelo amor, fidelidade, justiça, e paz que produzem prosperidade para todo o povo. Se formos assim acompanhados pelo nosso Deus então mesmo nas dificuldades, iremos organizar a comunidade, restabelecer o culto, reconstruir o Templo, sanar sérios problemas sociais. Somente com a presença de Deus em nossa caminhada, Ele nos dará a graça de conseguir resolver as situações mais difíceis que aparecer e que achamos ser impossível, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. Caso nós procurarmos escutar a voz do Senhor, seguirmos os seus Mandamentos veremos a realização de grandes e estupendas maravilhas, pois somente com o Deus da paz e da justiça veremos a manifestação divina se realizar. Para tal peçamos a Deus as bênçãos necessárias para caminharmos lado a lado deste Deus amor maior hoje e sempre. Sejamos abençoados. Amém! PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s