O Senhor da natureza e da história

Salmo 135,1-21

12-domingo-8201 Louvem o nome de Javé, louvem, servos de Javé, 2 vocês que servem na casa de Javé, nos átrios da casa do nosso Deus. 3 Louvem a Javé, porque ele é bom. Toquem ao seu nome, porque é agradável. 4 Pois ele  escolheu Jacó para si, fez de Israel a sua propriedade. 5 Sim, eu sei que Javé é grande, que o nosso Deus supera os deuses todos. 6 Javé faz tudo o que deseja no céu e na terra, nos mares e oceanos. 7 Faz subir as nuvens do horizonte, desata a chuva com os relâmpagos, solta o vento de seus reservatórios. 8 Ele feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais. 9 Enviou sinais e prodígios, no meio de você, ó Egito, contra o Faraó e seus ministros. 10 Ele feriu povos numerosos e destruiu poderosos reis: 11 Seon, rei dos amorreus, Og rei de Basã, e todos os reis de Canaã. 12 Deu a terra deles como herança, herança para o seu povo Israel. 13 Javé, teu nome é para sempre! Javé, tua lembrança passa de geração em geração. 14 Javé governa o seu povo e se compadece de seus servos. 15 Os ídolos das nações são ouro e prata, obras de mãos humanas: 16 têm boca e não falam, tem olhos e não vêem, 17 tem ouvidos e não ouvem, não há sopro sequer em sua boca. 18 Aqueles que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam! 19 Casa de Israel, bendiga a Javé! Casa de Aarão, bendiga a Javé! 20 Casa de Levi, bendiga a Javé!  21 Javé seja bendito em Sião, ele que habita em Jerusalém. Aleluia!

“Hino de louvor, que contrapõe o Criador e Senhor da história aos ídolos incapazes de criar e agir. O louvor se dirige ao Nome de Deus, que foi revelado no momento da grande libertação. O primeiro motivo do louvor é a Aliança: Deus escolheu viver e fazer história junto com o seu povo. Celebra o Senhor da natureza: ele criou tudo e governa o ritmo dos fenômenos naturais. Celebra o Senhor da história, cuja intervenção libertadora fere definitivamente todos quantos se opõem ao projeto dele. A finalidade da ação de Deus é libertar o seu povo e fazê-lo construir uma nova sociedade e história, fundadas na lembrança permanente da sua ação, que leva o povo a conquistar liberdade e vida. Enquanto o Deus vivo dá liberdade e vida ao seu povo, os ídolos das nações são mortos, e acabam escravizando e produzindo morte para todos aqueles que os adoram. O Senhor da natureza e da história habita no meio do povo, em Jerusalém”.

Reflexão:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo Amados irmãos e irmãs, se continuarmos a louvar o Senhor Deus da vida, Ele permanecerá dando-nos a grande e desejada libertação e vida em plenitude. Se é, o que queremos na nossa peregrinação, sejamos fieis ao Deus de Amor Misericordioso, na nossa grandiosa corrente do livramento de tudo aquilo que nos escraviza. É no Louvor como o povo de Deus que vamos seguir firmes e fortes na corrente de preces, orações e louvor. Que Deus seja eternamente louvado; abençoando a todos que seguirem este blog. Amém! Aleluia! PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s