É Deus que revela quem somos

Salmo 139,1-24

OgAAAF4GW4kyRzDwS0NnB0fmPJ20ZDMBLo3hTUV9IyJkHbjzqInHTCcKyYQlDMwhiNB75PhkNnrQYDJ1lG3-TyedSPgAm1T1UJnIllH5Qymy93qp7PfYV1EkOKub1 Javé, tu me sondas e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar, de longe penetras o meu pensamento. 3 Examinas o meu andar e o meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti. 4 A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Javé, a conheces inteira. 5 Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a tua mão. 6 É um saber maravilhoso que me ultrapassa, é alto demais: não posso atingi-lo! 7 Para onde irei, longe da tua presença?  8 Se subo ao céu, tu aí estás. Se me deito no abismo, aí te encontro. 9 Se levanto vôo para as margens da aurora, se emigro para os confins do mar, 10 aí me alcançará tua esquerda, e tua direita me sustentará. 11 Se eu digo: “Ao menos as trevas me cubram, e a luz se transforme em noite ao meu redor”, 12 mesmo as trevas não são trevas para ti, e a noite é clara como o dia. 13 Sim! Pois tu formaste meus rins, tu me teceste no seio materno. 14 Eu te agradeço por tão grande prodígio, e me maravilho com as tuas maravilhas! Conhecias até o fundo de minha alma, 15 e meus ossos não te eram escondidos. Quando eu era formado, em segredo, tecido na terra mais profunda, 16 teus olhos viam as minhas ações, e eram todas escritas no teu livro. Os meus dias já estavam calculados, antes mesmo que chegasse o primeiro.

“Meditação em estilo sapiencial. A pessoa se encontra na mesma situação em que se acham os autores dos salmos; é levada ao Templo para ser examinada por Javé durante a noite e, pela manhã, receber a sentença. Exterminado por Deus, o salmista descobre que Deus o conhece melhor do que ele próprio. Apavorado diante disso, ele pensa em fugir. Mas para onde? Deus se encontra em todos os lugares. Deus conhece e está presente ao homem mais do que este a si próprio. Afinal Deus é o mistério que está na fonte e no fundo de toda a vida; ele forma, não só o corpo, mas também o interior e até a história pessoal, que ultrapassa a compreensão do próprio homem. Deus revela a identidade pessoal e o destino do homem. Só Deus é que vê tudo e a tudo está presente, pode revelar o homem ao próprio homem.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a grande sabedoria do homem é saber que o nosso Deus sonda o mais intimo dos corações e sabe tudo o que lhe pode acontecer. Ele está em nossa frente para nos conduzir, Ele está atrás de nós para nos defender; Ele está do nosso lado para nos acompanhar; Ele está sobre nós para nos abençoar a todo instante de nossa vida, a saber, o sopro de nossa vida é a maior benção que Deus derrama sobre cada criatura. Deus acompanha até as batidas cardíacas, a nossa respiração, é um saber divino que ultrapassa tudo o que é existente em nossas vidas. Por mais que queiramos esconder Dele, Ele estará presente, nas alturas, nos abismos, nos montes, por onde quisermos fugir da Magnificência do Altíssimo, Ele estará aí presente. Que este mesmo Deus que nos sonda profundamente, venha em nosso socorro e em nosso livramento, com bênçãos copiosas para todos os que adentram neste blog no dia de hoje. “Sejam abençoados! Glórias a ti Senhor, a Ti toda honra, toda glória, todo o Louvor e toda adoração”. Amém! Aleluia! PAZ E MISERICÓRDIA.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

