Deus fala através da Experiência

Provérbios 1,1-19

034Sabedoria para viver- 1 Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel, 2 para conhecer a sabedoria e a disciplina; para entender as sentenças profundas; 3 para adquirir disciplina e sensatez, justiça, direito e retidão; 4 para ensinar sagacidade aos ingênuos, conhecimento e reflexão aos jovens; 5 Que o sábio escute e assim aumentará o seu saber, e o homem prudente adquirirá habilidade 6 para entender provérbios e metáforas, as sentenças dos sábios e seus enigmas. 7 O temor de Javé é o princípio do saber, porém os idiotas desprezam a sabedoria e a disciplina. – Resistir aos injustos– 8 Meu filho, escute a disciplina de seu pai, e não despreze o ensinamento de sua mãe, 9 porque serão para você uma coroa formosa na cabeça e um colar no pescoço. 10 Meu filho, se os pecadores quiserem enganar você, não se deixe arrastar. 11 Eles costumam dizer: “Venha conosco, vamos fazer emboscadas para matar, vamos cercar impunemente o inocente; 12 nós os engoliremos vivos como faz a morte, inteiros, como aqueles que baixam à cova.  13 Conseguiremos todo o tipo de riquezas e encheremos nossa casa com as coisas roubadas. 14 Participe do nosso grupo e faremos uma caixa comum”. 15 Meu filho não ande com gente desse tipo, nem ponha os  pés no caminho deles, 16 porque os pés deles correm para o mal, e eles se apressam para derramar sangue. 17 Não adianta armar o alçapão, quando o passarinho está olhando. 18 No fundo, suas armadilhas serão mortais para eles próprios que estão atentando contra si mesmos. 19 Tal é o destino do ganancioso: a cobiça acaba com o cobiçoso.

“Os Provérbios não são de autoria pessoal do rei Salomão. Ele é considerado patrono da sabedoria, porque instalou na corte de Israel uma escola sapiencial, moldada no estilo egípcio, para cuidar dos assuntos burocráticos e da cultura. A finalidade dela é educar; para a vida, para o governo e para refinar um discernimento aplicado a todas as situações da vida pessoal e social. O principio básico da sabedoria é o temor de Javé, ou seja, o reconhecimento de que ele é a fonte da sabedoria. Ele a comunica através da experiência concreta da vida, e ela é acessível a qualquer pessoa: “a voz do povo é a voz de Deus”. É a parte mais recente do livro. Foi escrita no pós-exílio, quando a comunidade judaica se esforçava para se reorganizar. Não há mais rei, nem profetas. Para autogovernar-se, a comunidade devia recorrer à sua própria experiência histórica, esta sabedoria acumulada através das mais diversas situações. Desse modo, a sabedoria se torna para a comunidade o grande chefe, que vai orientá-la nas varias situações da vida pessoal e social. Funciona, portanto, como introdução que valoriza e dá a chave para a leitura do livro, que contém a sabedoria do povo.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, neste livro dos Provérbios, vimos o quanto o povo da época do rei Salomão, filho do rei Davi, se preocupava com o entendimento, com a educação, sobretudo refinar um discernimento aplicado a todas as situações da vida de cada pessoa; pois bem sabemos que a voz do povo que sofre, que é perseguido e abandonado é a voz do Senhor Deus. Irmãos e irmãs sempre foi assim e sempre será necessária; as boas maneiras, a educação, uma postura refinada algo de dignidade para aqueles que buscam adquirir. Muitas vezes não é o estudo que leva a pessoa a ter uma dignidade refinada e sim quando uma pessoa que é sábia ela busca discernir bem os fatos e acontecimentos da vida; pois uma virtude que leva a pessoa a integridade em tudo é a sabedoria. Que Deus nos dê a graça dos sábios, e nos faça pessoas sensatas. Paz e Misericórdia

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s