É Deus quem dá a Sabedoria

Provérbios 2, 1- 17 e 20-22

05_09_2014__06_55_07426569b68a639f38f5b2c8aff6783952320d9_640x4801 Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e conservar os meus preceitos, 2 dando ouvidos à sabedoria e inclinando o coração para o entendimento, 3 se você invocar a inteligência e chamar o entendimento; 4 se você procurar a sabedoria como dinheiro e a buscar como tesouro, 5 então você entenderá o temor de Javé e alcançará o conhecimento de Deus. 6 De fato, é Javé quem dá  a sabedoria, e da sua boca vêm o conhecimento e o entendimento.  7 Ele reserva a sensatez para os retos. Ele é escudo para os que se comportam com integridade. 8 Ele vigia as trilhas do direito e guarda o caminho de seus fiéis . 9 Então você entenderá a justiça e o direito, a retidão e todos os caminhos da felicidade. 10 Porque a Sabedoria virá ao seu coração, e você terá gosto no conhecimento. 11 A reflexão guardará você, e o entendimento o protegerá. 12 Para livrá-lo do mau caminho e do homem que fala com perversidade, 13 dos que abandonam o trilho certo  para seguir caminhos tenebrosos; 14 dos que se alegram com a prática do mal e se satisfazem com a perversidade; 15 dos que seguem trilhas tortuosas e caminhos desviados. 16 A Sabedoria livrará você da mulher estrangeira, a forasteira que seduz com palavras, 17 que abandonou o companheiro de sua juventude e esqueceu a aliança do seu Deus. 20 Por isso, você seguirá o caminho dos bons e observará a trilha do justo, 21 porque os retos habitarão a terra, e os íntegros, permanecerão nela. 22 Os injustos, porém serão expulsos da terra, e os infiéis dela serão arrancados.

“Deus dá sabedoria ao povo, fazendo-o discernir, através da experiência, a justiça e o direito que o levam à vida. A mulher estrangeira personifica a idolatria que produz insensatez e desvio do homem para o caminho da morte.”

REFLEXÃO:

 Louvados seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, Neste texto percebemos que o próprio Deus fala com os homens, quando buscam ver a sabedoria como um dom precioso, como um tesouro derramado em nossas vidas pelo Senhor Deus das nossas histórias. Pois é Ele quem dá a Sabedoria, o Conhecimento e o entendimento àqueles que Lhes são íntegros e fiéis. Hoje, vemos o quanto Deus ama os justos, os íntegros, os que perseveram na fidelidade dos Seus preceitos e o conhecimento que vem Dele. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s