Não Desperdiçar A Sabedoria

Provérbios 9,7-18
images (3)

Quem é insensato e tolo?

7 Quem corrige o zombador, atrai o seu desprezo; e quem repreende o injusto, atrai o insulto. 8 Não repreende o zombador, porque ele odiará você. Repreenda o sábio, pois ele lhe agradecerá. 9 Dê um conselho ao sábio, e ele se tornará mais sábio ainda. Dê instruções ao justo, e ele aprenderá mais. 10 O princípio da Sabedoria é o temor de Javé, e conhecer o Santo é inteligência. 11 Por meio de mim, você prolongará os seus dias, e terá mais anos de vida. 12 Se você for sensato, a vantagem será sua; se for zombador, o azar será seu. 13 A senhora insensatez é irrequieta é uma ingênua que não conhece nada. 14 Ela fica sentada na porta da casa, num banco de onde domina a cidade. 15 Daí, ela chama os que passam e que vão seguindo o caminho reto: 16 “Os ingênuos venham aqui. Quero falar aos que não têm juízo. 17 A água roubada é mais doce, e o pão comido as escondidas é mais gostoso”. 18 Eles não sabem que na casa dela estão os mortos, e que os seus convidados vãos para o reino dos mortos.

“Só quem permanece aberto para aprender é capaz de assimilar a sabedoria e encontrar o caminho de realização. A pessoa tem a vida nas mãos: depois de compreender, ela está completamente livre para escolher seu caminho. A vantagem ou desvantagem correm por sua própria conta. E muito cuidado: não se deve atirar perolas aos porcos (Mt 7,6). A insensatez também  faz o seu convite aos ingênuos e aos sem juízo, evidentemente  para deixá-los mais ainda sem espírito critico, enquanto a sabedoria leva à vida, a insensatez paralisa o povo e o conserva alienado”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, para o nosso melhor entendimento, há dois caminhos, um com suas encruzilhadas e outro com uma estrada reta e plana. Cada pessoa é livre de seguir quem ela quer, o Deus nos deu o livre arbítrio, escolheremos o caminho reto ou o com suas encruzilhadas. O que é maravilhoso é isto: “Eu sou livre para escolher”. Há conseqüência depois da escolha; o caminho que escolhemos é o da insensatez ou o caminho da Sabedoria? Vimos a necessidade de cuidarmos para que não joguemos pérolas aos porcos, como os insensatos e os sem juízos. Ao contrário vimos os que fazem a sua opção pela Sabedoria terão uma vida de ensinamento, aprendizado e o discernimento para compreender a sabedoria que vem do alto. Estes aceitam a repreensão, tranquilamente e são agradecidos, enquanto os zombadores ainda irão lhe criticar. Hoje recebemos um grande convite, de que lado queremos ficar, com a insensatez ou com a Soberana Sabedoria, ao fazer a sua decisão peçamos a Deus a graça da fidelidade, da integridade, da verdade e que não saiamos do CAMINHO QUE DEUS TRAÇOU PARA CADA UM DE NÓS! Que o nosso Deus seja hoje e sempre, amado, adorado e glorificado. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s