O Caminho Da Justiça-O Justo e o Injusto

Provérbios 10,1-16

138176145733098183311 Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra o pai; o filho insensato entristece a mãe. 2 Tesouros injustos não trazem proveito, mas a justiça  livra da morte. 3 Javé não deixa que o justo passe fome. Porém reprime a ambição dos injustos. 4 A mão preguiçosa empobrece, mas o braço trabalhador enriquece. 5 Quem armazena no outono é prudente; quem dorme na colheita passa vergonha. 6 As bênçãos descem sobre a cabeça do justo, mas a boca dos injustos  esconde violência. 7 A memória do justo é bendita, mas o nome dos injustos apodrece. 8 O homem de bom senso aceita o mandamento, mas o estúpido se arruína pela boca. 9 Quem se comporta com integridade vive em segurança; quem segue  caminho torto acaba desmascarado. 10 Quem faz vista grossa causa pesares; quem repreende traz remédio. 11 A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos injustos esconde violência. 12 O ódio provoca rixas, mas o amor cobre todas as ofensas. 13 Na boca da pessoa prudente existe sabedoria, e a vara é para as costas do insensato. 14 Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do tolo é perigo iminente. 15 A fortaleza do rico é a sua fortuna, mas o ganho do injusto leva para o pecado.

Os provérbios aqui agrupados são muito antigos. Foi provavelmente coletados e editados no tempo do rei Josias, que organizou uma reforma político-religiosa. De fato, a motivação religiosa do comportamento é bem mais clara, provavelmente por influência do Deuteronômio”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, como é maravilhoso para os pais que tem um filho sábio, enquanto há tantos insensatos, o pai e a mãe, geralmente sofrem quando seus filhos não usam a sabedoria divina e ficam reprimindo a ambição dos injustos; pois não era isso que os pais queriam para eles. Diante de Deus somente aqueles que se comportam com integridade viverão em segurança, ao contrário, acabam desmascarados. Enquanto a fortaleza é a fortuna dos sábios, o ganho dos injustos os leva ao pecado. Serão abençoados por Deus, que derrama sobre a cabeça do justo, e a boca dos injustos esconde violência. Peçamos irmãos e irmãs à graça da sabedoria e da integridade, a fim de que deixemos em seu bel prazer os insensatos, assim seguiremos o Deus da Paz! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s