A Esperança do Justo acaba em Alegria

Provérbio 10, 16-32

zz4 (1)16 O salário do justo leva para a vida, mas o ganho do injusto leva para o pecado. 17 Quem aceita a disciplina caminha para a vida; quem despreza a correção se extravia. 18 A boca sincera aplaca o ódio, mas quem espalha a calúnia é insensato. 19 Quem muito fala acaba ofendendo; a pessoa prudente põe freio na boca. 20 A boca do justo alimenta muita gente, mas o injusto não vale nada. 21 A boca do justo alimenta muita gente, mas os estultos morrem por falta de juízo. 22 A benção de Javé faz prosperar, e a nossa fadiga nada lhe acrescenta. 23 O insensato se diverte fazendo o mal; o inteligente se diverte com a sabedoria. 24 Para o injusto acontece o que ele teme; para os justos é dado o que eles desejam. 25 Quando vem o furacão, o injusto desaparece; mas o justo permanece firme para sempre. 26 Vinagre nos dentes e fumaça nos olhos é o preguiçoso para quem o envia. 27 O temor de Javé prolonga os dias, porém os anos dos injustos serão abreviados. 28 A esperança dos justos acaba em alegria, mas a esperança dos injustos termina em fracasso. 29 O caminho de Javé é refugio para o íntegro, mas para os malfeitores é terror. 30 O justo nunca vacilará, mas os injustos não habitarão na terra. 31 A boca do justo destilam bondade; a boca dos injustos destila perversidade.

“Este pequeno tratado de moral social procura orientar o povo em meio aos problemas da convivência social. O tema importante é a opção entre justo e injusto: o justo é a pessoa aberta para as relações com Deus, com o próximo e consigo mesmo; o injusto é a pessoa auto-suficiente e completamente fechada a essas relações”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, a nossa reflexão é muito rica para aqueles que são sábios, ou que pelo menos buscam o caminho de Javé que é refugio para os íntegros, e para os malfeitores é terror. Enquanto o justo é a pessoa aberta para as relações com Deus, com o próximo e consigo mesmo; o injusto é a pessoa auto-suficiente e completamente fechada a essas relações. A certeza do justo é que jamais vacilará, a sua boca destila bondade, verdade, virtudes que o Senhor Deus nos concederá se formos fieis a Ele. Irmãos e irmãs se querem ser uma pessoa justa, integra bondosa peçamos a Deus a graça destas virtudes que são próprias do homem sábio; não desviando do caminho dos bons, e jamais façamos a escolha dos insensatos. Que Deus nos abençoe! Paz e Misericórdia

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s