Palavras dos Sábios

Provérbios 22, 17-29

Lei de Deus 04517 Preste atenção ouça as Palavras dos sábios, e aplique sua mente à minha instrução. 18 Você vai gostar de guardá-las na memória e tê-las de cor na ponta da língua. 19 Vou instruir você hoje, para que em Javé esteja a sua confiança. 20 Escrevi para você trinta máximas sobre conselhos e conhecimento, 21 para que aprenda a observar e falar corretamente a quem enviar você. 22 Não explore o fraco por ser fraco, nem oprima o pobre no tribunal. Máximas: 23 porque Javé defenderá a causa deles e tirará a vida daqueles que os tiverem oprimido. 24 Não se junte com pessoa colérica, nem freqüente gente raivosa. 25 Você poderia acostumar-se com o modo delas e criar uma armadilha para si mesmo. 26 Não seja como aqueles que se comprometem facilmente, tornando-se fiador de dívidas. 27 Se você não tiver com que pagar, eles tomarão até a cama onde você dorme. 28 Não desloque as divisas de terra que os seus antepassados colocaram. 29 Você já vil um homem perito no seu trabalho? Ele será contratado para servir a reis, e não a pessoas sem importância.

“São trinta máximas que se inspiram na estrutura do texto egípcio, adaptado à perspectiva da religião javista, formam as primeiras diretivas para a classe governante. Essas máximas dão uma idéia dos problemas que já existem na época. Apresentam ainda o comportamento que se espera do funcionário para exercer bem as suas tarefas”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, é do nosso conhecimento que quando somos fieis perseverantes ao ensinamento dos Provérbios, veremos que faremos um bom uso, guardaremos, memorizaremos, todas as instruções que vem da Sabedoria Divina. Anteriormente vimos que Deus estará sempre próximo daqueles que são íntegros, fieis; quando buscamos os ensinamentos Celestes, a nossa vida aos poucos vai tomando um novo aspecto, um novo horizonte, adquiriu uma postura de nobreza com as coisas Celestiais. Esses sábios jamais estarão ao lado dos insensatos, dos preguiçosos, dos mentirosos, dos ingênuos. Todos nós vamos gostar de guardá-las na memória e tê-las de cor na ponta da língua, pois são máximas, conselhos e conhecimento para que aprendamos a observar e falar corretamente, e poder informar a quem seremos enviados. Peçamos ao bom Deus que nos dê a graça de permanecermos no bom caminho, fieis à Sã Doutrina e vivermos na integridade de filhos de Deus. Que Deus nos abençoe! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s