Justiça, Misericórdia e Vida

Sabedoria 12 19-27

jesus-e-a-mulher-adultera19 Com tal modo de agir, tu ensinaste ao teu povo que o justo deve amar os homens, e infundiste em teus filhos a esperança, porque concedes aos homens a possibilidade de se converterem depois de pecar. 20 Punistes os inimigos de teus filhos com grande brandura e indulgência, dando-lhes tempo e ocasião para se converterem de sua maldade, quando na verdade eram réus de morte. 21 Com quanto maior cuidado julgas os teus filhos, a cujos pais concedeste com juramento a tua aliança, garantia de tão boas promessas! 22 Assim, para nos educar, tu castigas os nossos inimigos com moderação, para que nós, quando julgar-mos, lembremos sempre a tua bondade; e, quando formos julgados, contemos sempre com a tua misericórdia. 23 Atormentastes os insensatos que viveram vida injusta, castigando-os com as suas próprias abominações. 24 Eles se haviam extraviado muito longe pelo caminho do erro, considerando como deuses os mais desprezíveis e repugnantes animais, deixando-se enganar como crianças que não tem uso da razão. 25 Por isso como crianças que ainda não refletem, tu os submetes a um julgamento de zombaria. 26 Os que não se corrigissem com o julgamento de zombaria teriam que sofrer um castigo digno, mandado por Deus. 27 De fato, ficariam exasperados com os sofrimentos causados por esses animais, porque foram castigados pelos mesmos seres que eles consideravam como deuses. Então viram claramente e reconheceram o Deus verdadeiro, que antes recusavam reconhecer. Por isso sobre eles recaiu a maior das condenações.

“O projeto de Deus entra em luta com outros projetos, e acabará triunfando sobre eles. Isso, porém, não quer dizer que o povo de Deus deva simplesmente eliminar os outros povos ou grupos que vivam de maneira diferente. Deus quer a vida e sempre dá chance para que todos se convertam e participem do seu projeto. Contudo, bondade e misericórdia não substituem justiça. Primeiro vem à justiça e, quando esta produz a conversão, entra em cena a misericórdia, para que a vida triunfe de fato sobre a morte”.

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, vimos que o próprio Criador ensinou-nos a viver a justiça e o amor, infundindo em nós a esperança; claro aqueles que temem a Deus e vivem seus ensinamentos, evidentemente estarão passo a passo da Santíssima vontade de Deus, quando a justiça nos leva a uma verdadeira e sincera conversão, perceberemos então que entrará em cena a misericórdia, aí o triunfo sobre a morte. Há aqueles que se fazem deus, “sábios”, “justos”, porém inclinados para o seu EGO; como poderá então chegar a entrar em cena a misericórdia? Somos merecedores daquilo em que acreditamos e vivemos; o ensinamento de hoje para nós é este: “O projeto de Deus entra em luta com outros projetos, e acaba triunfando sobre eles. Assim Deus quer a VIDA e sempre dá chance para que todos se convertam e participem do Seu Projeto”. Peçamos a Deus a graça de vivermos um Amor Exigente que nos leve a viver a justiça, o amor e a misericórdia; certos de que haverá o momento do triunfo, no caminho que nos levará ao Deus da misericórdia. Que todos que seguirem este caminho sejam por Deus abençoado. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s