As Criaturas Testemunham o Criador

Sabedoria 13,1-9

32871 São naturalmente insensatos todos os homens que ignoram a Deus e que, através dos bens visíveis, não chegam a reconhecer Aquele que existe. Consideram as obras, mas não reconhecem o seu Artífice. 22 E acabam considerando, como deuses e governadores do mundo, o fogo ou o vento, a brisa fugaz, ou o firmamento estrelado, ou a água impetuosa, ou ainda os luzeiros do céu. 3 Se ficam fascinados com a beleza dessas coisas, a ponto de tomá-las como deuses, reconheçam o quanto está acima delas o Senhor, pois foi o autor da beleza quem o criou. 4 Se ficam maravilhados com o poder e atividade dessas coisas, pensem então quanto mais poderoso é Aquele que as formou. 5 Sim, porque a grandeza e a beleza das criaturas fazem, por comparação, contemplar o Autor delas. 6 Esses porém merecem repreensão menor, porque talvez se tenham extraviado  procurando a Deus e querendo encontrá-lo. 7 Vivem no meio das obras dele, procuram pesquisá-las, e a aparência delas os fascina, tanta é a beleza do que se vê. 8 Contudo, mesmo esses não têm desculpa, 9 porque, se foram capazes de conhecer tanto, a ponto de pesquisar o universo, como não encontraram mais depressa o Senhor do universo?

“Extasiado diante da ordem e a beleza do mundo, os antigos chegaram a divinizar os seres da natureza e os fenômenos do universo. O autor, porém, mostra que estes são apenas testemunhas visíveis do Criador invisível. Israel deu um passo à frente no conhecimento de Deus: demitizou a natureza e proclamou a presença da ação do Deus Vivo que vai conduzindo a humanidade para a Vida”.

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, neste texto percebemos que fazia parte do culto dos judeus cultos idolátricos, e todos os homens que não reconheciam a Deus, eram insensatos. Uns elevavam como deus pelo fascínio e beleza de tal criatura, divinizando os seres da natureza e os fenômenos do universo. De outro lado o povo israelita deu passo gigantesco à frente no conhecimento de Deus, demitizando a natureza proclamando a presença da ação do Deus Vivo; que vai conduzindo a humanidade para a vida. Percebemos também que por mais que pesquisassem o universo não foram capazes de encontrar mais depressa o Senhor e Criador do universo. Deixamos ser encontrados por este Deus amor, que tudo criou maravilhosamente, revestindo de beleza sem igual, tudo o que foi criado no universo. Que o Senhor Deus, criador de todas as coisas, nos dê graça do fascínio por tudo aquilo que foi criado por suas mãos, e receberam o Sopro da Vida, deste Deus Supremo. Que todos sejam abençoados! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s