Consciência dos próprios Limites

Eclesiástico 3,17-30

download-2_17 Meu filho, seja modesto em sua atividade, e será mais estimado que um homem generoso. 18 Quanto mais importante você for, tanto mais seja humilde, e encontrará favor diante do Senhor. 19 Pois o poder do Senhor é grande, 20 mas Ele é glorificado pelos humildes. 21 Não procure o que é muito difícil para você, e não investigue coisas que superam suas forças. 22 Empenhe-se naquilo que lhe foi ordenado, e não se ocupe de coisas misteriosas. 23 Não se aplique em coisas que superam sua capacidade, porque já lhe foi mostrado mais do que a inteligência humana pode compreender. 24 Muitos se perderam por suas especulações e se extraviaram por suas ilusões perversas. 25 Um coração obstinado acabará mal, e quem ama o perigo nele cairá. 26 Um coração obstinado acumula sofrimentos, e o pecador vai somando pecado a pecado. 27 A desgraça não cura o soberbo, porque a planta do mal criou raízes nele. 28 A mente sadia  medita a parábola, e o sábio deseja ter ouvido atento. 29 A água apaga o fogo, e a esmola apaga os pecados. 30 Quem retribui com o bem armazena para o futuro, e no tempo de sua queda encontrará apoio.

A maior sabedoria é ter consciência dos próprios limites e manter-se aberto à manifestação do mistério. Nesse sentido, vale à pena relembrar o que São Paulo diz: ‘Não extingam o Espírito, não desprezem as profecias; examinem tudo e fiquem com o que é bom. Fiquem longe de toda espécie de mal.’ (I Tes 5,19-21).”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, sabemos bem o valor desta virtude mencionada no texto, porém, em nossos dias parece ser Virtude para poucos, ela que se chama Modéstia, e acrescentam, aqueles que vivem esta virtude será mais estimado do que pessoas generosas. Quando temos a consciência do meu limite e do limite do outro aí sim temos a maior sabedoria; examinemos tudo como  Paulo Apóstolo,  diz: “examinemos tudo e fiquemos com aquilo que é bom, ficando longe de toda espécie de mal.” Viver praticando a virtude, o bem é buscar sempre o conhecimento das coisas de Deus; bem sabemos que há pessoas com cara de bondosos, mas chegam a ponto de fazer grande mal para aqueles que fazem o bem e são íntegros ao Senhor Deus e aos seus mandamentos; isto é ultrapassam os limites próprios invadindo a privacidade dos BONS. Que Deus nos livre destas pessoas maléficas. E que possamos ser hoje abençoados por Ele. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s