O Aprendizado da Sabedoria

Eclesiástico 6, 18-30 e 35-37

dom-da-sabedoria_ 18 Meu filho, empenhe-se na disciplina desde a juventude, e até a velhice você terá sabedoria. 19 Aproxime-se dela como quem ara e semeia, e espere pelos seus frutos  saborosos. Você terá um pouco de trabalho para cultivá-la, mas logo comerá dos frutos. 20 Para os insensatos, ela é penosa e quem não tem bom senso desistirá dela. 21 Ele a considera pesada como pedra, e logo se desfará dela. 22 A sabedoria merece o nome que tem, pois não se manifesta para muitas pessoas. 23 Escute, meu filho, aceite minha opinião e não rejeite o meu conselho. 24 Coloque os pés nos grilhões dela e o pescoço debaixo do seu jugo. 25 Incline o ombro para carregá-la, sem se irritar com suas amarras. 26 Aproxime-se dela com alma aberta, e siga-lhe os caminhos com todas as forças. 27 Procure suas pegadas, e ela se manifestará a você. Uma vez possuída, não a deixe mais. 28 No fim, você encontrará nela o repouso, e ela se transformará em alegria para você. 29 Os grilhões dela serão para você uma poderosa proteção, e o jugo dela, um enfeite precioso. 30 Seu jugo será um ornamento de ouro e seus grilhões fitas de púrpura. 35 Escute de boa vontade a Palavra Divina, e não se descuide das máximas sábias. 36 Se você encontrar um homem sábio madrugue para visitá-lo, e que seu pé gaste a soleira da porta dele. 37 Reflita sobre os preceitos do Senhor e medite sem cessar nos mandamentos dele. Então ele fortificará em você a inteligência, e o seu desejo de sabedoria ficará saciado.

“Para os antigos, a sabedoria é o discernimento que leva à realização da vida humana. Trata-se de uma aprendizagem que provém de várias fontes: experiência individual, experiência dos antepassados e anciãos, e textos religiosos antigos. Graças a uma severa disciplina, a pessoa torna-se capaz de distinguir o momento oportuno para agir”!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, tudo na vida requer que busquemos a sabedoria; pois a todo momento temos decisões para tomar e sem o devido conhecimento podemos nos precipitar em alguma decisão ou atitude. Não eram apenas os antigos que acreditavam que a sabedoria era o discernimento que levava à realização da vida humana, se observarmos atentamente veremos quanto sofrimento podemos passar pela falta desta virtude que verdadeiramente provém de varias fontes como citado acima. Mas não podemos nos esquecer que ela não vem somente pela nossa disciplina em buscar o conhecimento; precisamos também pedir ao Senhor que derrame sobre nós a Sabedoria Divina, esta só pode vir de Deus, nenhuma outra fonte pode transmiti-la. A sabedoria que adquirimos através de nossas experiências pessoais, da experiência dos antepassados e anciãos e nos textos religiosos antigos; esta vai nos auxiliar nas coisas do nosso dia-a-dia e não vai muito além. Mas, a que recebemos como Dom do Espírito Santo, esta sim é a verdadeira Sabedoria que vai nos orientar em tudo até mesmo no modo de agir para agradar ao Nosso Pai Amoroso que a concede a todos que a buscam. Peçamos a Deus amados irmãos e irmãs o Dom da verdadeira Sabedoria que nos ensina a dar a Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens colocando cada coisa em seu devido lugar. Assim Seja. PAZ E MISERICÓRDIA.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s