Ninguém é Dono de Ninguém

Eclesiástico 20, 1-8

jesus-orando-o_jerusalem_525-1_1 Há repreensões inoportunas, e há quem se cala por prudência. 2 É melhor repreender do que se irritar, 3 mas quem admite a própria culpa evita o castigo. 4 Como eunuco que tenta violar uma jovem assim é aquele que quer fazer justiça com violência. 5 Há quem se cala e é reconhecido como sábio, e há quem é odiado porque fala demais. 6 Há quem se cala porque sabe qual é o momento certo. 7 O homem sábio fica em silêncio até a hora oportuna, mas o falador e o insensato a deixam passar. 8 Quem fala demais torna-se detestável, e quem procura se impor acaba sendo odiado.

“Toda pessoa preserva seu espaço de liberdade. O patrulhamento e imposição encontram sempre resistência e oposição tenaz do povo. Idéias e ações só influenciam os outros à medida que exprimem integridade e convicções profundas. Os limites entre manipulação e conscientização são quase imperceptíveis. Por isso o discernimento entre as duas é fundamental para que um projeto adquira corpo e se concretize na sociedade”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, se a verdadeira sabedoria consiste em discernir o caminho da vida e da história segundo o projeto de Deus, como a integridade e a convicção exigem um profundo discernimento. Por que falar desenfreadamente, se há um limite para todas as pessoas, se eu devo respeitar o limite do outro, até mesmo no falar muito, será preciso ver como é precioso saber calar, saber o momento certo para tudo, há hora pra falar e há hora para calar. O verdadeiro sábio busca o Silêncio, não é um falador desmedido. E sabemos que o que fala demais se torna detestável e quem procura impor suas idéias se torna odioso. Peçamos a Deus a graça de sabermos calar com sabedoria; procurar discernir antes mesmo de falar se o que vou falar é mesmo necessário que eu fale. Que Deus abençoe a todos nós com uma benção celeste. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s