É impossível ensinar o imbecíl

Eclesiástico 22, 7-15

superar-ignorancia_ 7 Ensinar o imbecil é como emendar cacos, ou acordar alguém que dorme sono profundo. 8 Falar  ao imbecil  é como falar a quem está dormindo; no fim ele pergunta: “O que é que foi mesmo?” 9 Chore pelo morto, porque ele perdeu a luz; chore pelo imbecil, porque ele perdeu o bom senso. 10 É menos triste chorar pelo morto que agora descansa, porque a vida do imbecil é pior que a morte. 11 O luto pelo morto dura sete dias, mas para o imbecil e para o injusto dura a vida inteira. 12 Não gaste palavras com o insensato, e evite andar com o estúpido. 13 Fique longe dele, para não se aborrecer e não se sujar lidando com ele. Afaste-se dele e ficará tranqüilo, e a insensatez dele não irritará você. 14 O que é mais pesado que o chumbo? Qual é o seu nome, senão “insensato”? 15 Areia, sal e barra de ferro são mais fáceis de carregar do que um insensato.

O preguiçoso é um inútil desprezível, um parasita da sociedade. A educação dos filhos depende muito da capacidade dos pais em ser coerentes e discernir o momento oportuno para corrigir. Imbecil, estúpido e insensato são termos que se equivalem. Quanto à inutilidade de ensinar o imbecil, quem observa a Lei torna-se capaz de controlar seu próprio pensamento, e a sabedoria é a perfeição do temor ao Senhor.”

REFLEXÃO:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vocês perceberam que quem é o preguiçoso? É incrível vermos que o preguiçoso é o mesmo imbecil, estúpido e insensato! Com este não devemos perder tempo, não devemos ficar perto, não devemos gastar palavras com ele, se queremos viver tranqüilos. É inútil querer ensiná-los. E no versículo 14 aprendemos que um insensato é mais pesado do que o chumbo, então, devemos ficar longe dele, para que o seu peso não caia sobre nós. Se procurarmos observar a Lei; ela nos tornará capazes de controlar nosso próprio pensamento. Que Deus nosso Pai nos dê a graça de nos educar na Lei dos Mandamentos, vivermos como pessoas sábias, buscando sempre o silêncio. E Deus nos abençoe! Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s