Pensar antes de Falar

Eclesiástico 27, 4-15

pense-antes-de-falar4 Sacudindo a peneira, ficam os restos, e quando a pessoa discute aparecem seus defeitos. 5 O forno prova os vasos do oleiro, e a prova do homem está no seu raciocínio. 6 O fruto da árvore mostra como ela foi cultivada, e a palavra revela o íntimo do homem. 7 Nunca elogie um homem antes que ele fale, porque o falar prova quem são as pessoas. 8 Se você procura a justiça, certamente a encontrará, e se revestirá dela como roupa de festa. 9 Cada passarinho se aninha com outros da mesma espécie, e a verdade volta para aqueles que a praticam. 10 O leão espreita a presa, e o pecado espreita aqueles que praticam a injustiça. 11 O homem fiel fala sempre com sabedoria, mas o insensato muda como a lua. 12 Meça o tempo quando estiver entre os insensatos, mas demore-se quando estiver entre os sábios. 13 A conversa dos insensatos é detestável, e o riso deles é orgia de pecado. 14 A conversa de quem vive jurando eriça os cabelos, e suas discussões obrigam a tapar os ouvidos. 15 A briga dos orgulhosos faz derramar sangue, e os insultos que eles fazem machucam os ouvidos.

“A palavra é o espelho das pessoas. Por isso, é melhor pensar bem antes de falar, e quando não se sabe o que dizer, é melhor ficar calado. A justiça é uma conquista, e só se realiza quando nos dispomos a pôr em prática a vontade de Deus. Com os sábios se aprende o que se deve fazer, e com os insensatos o que não deve fazer.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, como vimos acima, com os sábios aprendemos o que se deve fazer, e com os insensatos o que não devemos fazer. Porém nós vemos que o lado dos que seguem os insensatos é uma multidão, no caminho do mal, no caminho da mentira, no caminho dos palavrões, na busca de coisas que somente os insensatos vivem. Se for assim, não serviria para nada a nossa reflexão; mas acredito que ainda há pessoas procurando o caminho que os levem a paz, a harmonia, a transparência, a verdade, a integridade, a prática da vontade de Deus. Vi também pessoas que e fica sem saber que caminho seguir, procura estar com os sábios, porém, quando pode está fazendo eriçar cabelos, machucam ouvidos e até derramam sangue de inocentes. Se quisermos viver como uma pessoa sábia, saibamos que a palavra é o espelho das pessoas, se não sabemos o que falar, palavra que edifique, calemos. Peçamos hoje a Deus a graça de podermos falar somente o que poderá edificar as pessoas, o que levará conforto aos que sofrem, é difícil calar? É, por isso é que pediremos a Deus este dom esta graça; praticando o bem e fugindo de tudo o que é ofensivo e que possa denegrir a imagem dos irmãos sejam eles quem for, são dignos de respeito. E que o Senhor Deus abençoe a todos aqueles que buscam falar só o necessário. Paz e Misericordia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s