A saúde é a maior riqueza

Eclesiástico 30, 14-25

Children (7-12) playing tug of war in park_14 É melhor um pobre robusto e sadio do que um rico cheio de doenças. 15 Saúde e vigor valem mais do que todo o ouro, e é melhor um corpo robusto que uma enorme fortuna. 16 Não há riqueza maior que a saúde do corpo, nem, satisfação que um coração contente. 17 É melhor a morte do que viver com amargura, e o descanso eterno vale mais do que doença crônica. 18 Boa comida diante de boca fechada é como oferta de alimentos em cima de um túmulo. 19 De que serve oferecer frutos ao ídolo? Ele não come nem sente cheiro. Assim é aquele que está sendo perseguido pelo Senhor: 20 fica observando e suspirando, como eunuco abraçado a uma jovem. Alegria e Vida _ 21 Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. 22 Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. 23 Anime-se, console o coração e afasta a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. 24 Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. 25 Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir gosto da comida.

“Assim diz o povo “É de pequenino que se torce o pepino”. Os antigos valorizavam muito a disciplina rígida, para que os filhos se tornassem espelhos dos pais. Hoje sabemos que é necessário fazer os filhos descobrirem a si mesmos, desenvolverem o seu próprio potencial, a fim de que sejam capazes de responder as questões novas e dar respostas novas a questões antigas. A saúde é o maior dom de Deus, pois permite que o homem possa trabalhar e usufruir do seu trabalho. A doença, por outro lado, é vista pelos antigos como punição de algum pecado. Isso, porém, não é regra geral, pois sabemos que a maioria das doenças é causada pela desnutrição, má alimentação, falta de recursos, de saneamento básico e de higiene. É impossível enfrentar problemas com tristeza e desânimo. Por isso, o maior desafio para o povo é manter ânimo e alegria frente às dificuldades da vida.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, olhando para o passado, podemos até imaginar que a educação dos pais era muito rígida, de outro lado, se vai observar, como ficou triste e difícil o modelo de educação atual. A maior dificuldade hoje, para manter um ritmo de alegria e ânimo é a educação e a formação dos filhos; aqui poderíamos ver o primeiro versículos que disse: é melhor ver um pobre robusto e sadio do que um rico cheio de doença. Os pais fazem de tudo para dar o melhor a seus filhos, acabando ter que ir pai e mãe trabalharem para ter as condições melhor, porém, os filhos que ficam sem a presença dos pais o dia todo, ou de pai que trabalha o dia todo e tem mãe que não querem nada com seus filhos, estão percebendo que a situação está muito difícil.  Por quê?  Em primeiro lugar o que os filhos mais precisam é o AMOR principalmente o de Mãe. Como manter ânimo e alegria ante as dificuldades da vida? O que precisamos hoje é pedir ao Deus do amor misericordioso que derrame com abundância sobre todas as mães a graça e o dom de ser esta mãe que antes de tudo dê amor a seus filhos, assim o restante será mais tranqüilo. Que Deus abençoe vocês mães em abundância. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s