Preservando a Memória do Povo

Eclesiástico 39,1-11

maxresdefault-1_1 Diferente é o caso de quem se aplica em meditar a Lei do Altíssimo. Ele investiga a sabedoria de todos os antigos e se dedica ao estudo das profecias. 2 Preserva as sentenças dos homens famosos e penetra a sutileza das parábolas. 3 Busca o sentido oculto dos provérbios e se ocupa com os enigmas das parábolas. 4 Desempenha funções entre os grandes e marca presença nas reuniões dos chefes. Viaja entre povos estrangeiros, fazendo a experiência do bem e do mal entre os homens. 5 De manhã cedinho, dirige o coração ao Senhor que o criou e reza diante do Altíssimo, abrindo a boca em oração implorando por seus pecados. 6 Se for da vontade do Supremo Senhor, ele ficará repleto do espírito de inteligência e fará chover palavras de sabedoria e agradecerá ao Senhor na oração. 7 O Senhor dirigirá seu conselho e sua ciência, e ele meditará nos mistérios divinos. 8  Ele fará brilhar a instrução do seu ensinamento e se orgulhará com a Lei da Aliança do Senhor. 9 Muitos elogiarão a sua inteligência, e ele nunca será esquecido. Não desaparecerá a sua recordação, e a sua fama viverá de geração em geração. 10 Os povos falarão da sua sabedoria e a assembléia proclamará os seus louvores. 11 Se viver por muito tempo, deixará um nome mais famoso que mil outros e, quando morrer, isso lhe bastará.

“O elogio feito ao escriba-sábio mostra a importância que essa profissão teve na época. De fato, foi através dele que se conservaram os escritos bíblicos, com a religião, legislação, história e sabedoria do povo de Deus. Graças ao escriba, chegou até nós a memória do povo de Deus.”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, a sabedoria realmente leva o homem a uma sabedoria que a olhos de muito, nada será entendido. E ainda se questionam, por que ele é tão sábio? Nas reflexões anteriores vimos como vive o homem sábio, busca a Lei do Senhor, procura viver na integridade, usa apenas a verdade, aprofundando sempre nos ensinamentos de Deus, é claro, assim este homem vive no caminho que vai ao encontro do Deus Soberano e Altíssimo. Hoje, aprendemos que o homem sábio será elogiado pela caminhada rumo aos mistérios divinos, é realmente magnífico a vida do homem sábio, ele será repleto do espírito de inteligência e fará chover palavras de sabedoria e agradecerá sempre ao Senhor em suas orações. Vimos também que o homem e a mulher que procuram com fidelidade os ensinamentos da Lei da Aliança se viver por muito tempo deixarão um nome mais famoso que mil outros e quando morrer, isso lhe bastará. Peçamos irmãos e irmãs ao Senhor Deus a graça de podermos galgar o caminho que nos leva a sabedoria divina e isso seria o bastante para viver a dignidade de filhos de Deus. Sejamos todos abençoados. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s