A Grandeza e a Sabedoria de Deus

Eclesiástico 42, 15-25

1275631774_vulcao_no_marO universo espelha a sabedoria de Deus _ 1 Vou recordar agora as obras do Senhor  e contar tudo o que vi. Com suas palavras, o Senhor fez as suas obras. 16 O sol brilha, iluminando todas as coisas, e a obra do Senhor está cheia de sua glória. 17 Nem mesmos os santos do Senhor são capazes de contar todas as maravilhas dele, tudo aquilo que o Senhor Todo-poderoso estabeleceu, para que o universo se consolidasse na glória de Deus. 18 Ele sonda o abismo e o coração, e penetra todos os segredos deles. O Altíssimo conhece toda a ciência e observa os sinais dos tempos, 19 anunciando as coisas passadas e futuras e revelando os vestígios das coisas escondidas. 20 Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida. 21 Ele dispôs em ordem as maravilhas de sua sabedoria, porque só ele existe desde sempre e para sempre. Nada lhe pode ser tirado, e ele não precisa do conselho de ninguém. 22 Como são agradáveis todas as suas obras, ainda que delas se veja apenas uma faísca! 23 Todas essas coisas vivem e permanecem para sempre em todas as necessidades, e todas lhes obedecem. 24 Todas as coisas existem aos pares, uma diante da outra, e ele não fez nada incompleto. 25 Uma coisa completa a bondade da outra, e ninguém se cansa de contemplar a glória de Deus.

“O universo foi sempre algo maravilhoso para os antigos, a ponto de endeusarem vários fenômenos da natureza. Israel deu um passo à frente, descobrindo o Deus que está além de tudo e criou todas as coisas. A ciência atual penetra cada vez mais os mistérios da natureza, sempre descobrindo novos mistérios e constatando uma perfeição que parece prolongar-se ao infinito”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, vimos hoje que nada neste mundo escapa aos olhos de Deus, e que nem os seus santos são capazes de contar todas as maravilhas que o Senhor Deus estabeleceu, a fim de que o universo se consolidasse na glória de Deus. Tudo o que existe vive e permanece para sempre em todas as necessidades, e todas obedecem a Deus. Por que então a obediência dos humanos é tão difícil quando se fala que devemos em tudo obedecer a santa vontade de Deus? Sabemos que a criatura humana coloca obstáculo quando se trata de obedecer; compete-nos uma clara e minuciosa reflexão quando se trata desta obediência. Se o sol não obedecesse aos seus limites? Se as estrelas não obedecessem ao seu transcurso? Se o mar ficasse rebelde é avançasse o seu limite? Se os animais ferozes saíssem da mata? Se a noite dissesse a Deus que não iria ser noite? De outro lado a ciência atual penetra cada vez mais os mistérios da natureza, sempre descobrindo novos mistérios e constatando uma perfeição que parece prolongar-se ao infinito. Que Deus nos dê a graça da perseverança em seguir os limites deixados para que tudo no universo seja respeitado. Que Deus nos abençoe. Paz e misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s