Com Deus Não se Brinca

Isaias 9,7-20

fogoO Senhor enviou uma ameaça contra Jacó, e ela atingiu Israel. 8 O povo todo ficou sabendo, Efraim e os moradores de Samaria. Cheios de soberba e presunção, eles diziam: 9 “Os Tijolos caíram? Nós reconstruiremos com pedras. Derrubaram o madeiramento de sicômoro? Nós o substituiremos com cedro”. 10 Javé, porém sustenta contra esse povo o seu adversário Rason e incita contra ele seus inimigos: 11 os arameus pelo Oriente e os filisteus pelo Ocidente, que devoram Israel com grandes mordidas. Apesar de tudo isso, a ira dele não se acalma e sua mão continua estendida! 12 Mas o povo não se volta para quem o castiga, não procura Javé dos exércitos. 13 Javé corta de Israel a cabeça e a cauda, a palma e o junco, num só dia. 14 O ancião notável é a cabeça; e o profeta, mestre de mentiras, é a cauda. 15 Os que dirigem esse povo o extraviam, e os que se deixam guiar ficam aniquilados. 16 Por isso, Javé não terá piedade dos jovens, nem se compadecerá dos órfãos e viúvas, pois são todos injustos e malvados, toda boca só diz loucuras. Apesar de tudo isso, a ira dele não se acalma, e sua mão continua estendida. 17 A impiedade queima como fogo, devorando espinheiro e matagal, incendiando a mata fechada, e fazendo subir colunas de fumaça. 18 Pela ira de Javé dos exércitos, a terra queima e o povo se torna pasto do fogo: ninguém tem pena do próprio irmão. 19 Morde à direita, e continua com fome; devora a esquerda, mas não fica satisfeito: cada um devora a carne do seu próximo. 20 Manasses devora Efraim e Efraim devora Manasses, e os dois se juntam contra Judá. Apesar de tudo isso, a ira de Javé não se acalma, e sua mão continua estendida!

“Este oráculo situa-se provavelmente em 739 a.C. Nessa época, Israel era um estado vassalo dos assírios e também vivia atormentado pelos reinos vizinhos. O oráculo mostra que a arrogância de um povo e seus chefes não se deixa vencer nem mesmo pela derrota. Uma triste ameaça marca de modo crescente as diversas partes do oráculo: com Deus não se brinca”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, no ano 739 a.C., Israel como vimos era um estado vassalo dos assírios ali viviam atormentados pelos reinos vizinhos. Irmãos se bem observarmos percebemos que o povo de Deus foi sempre um povo de tenaz dura; rebeldes, a ponto de um devorar o outro; como queremos então que Deus seja paciente com uma raça desta? Vimos ainda que pela ira de Deus dos exércitos, a terra queimava e o povo se tornava pasto do fogo; e é muito triste, pois os chefes daquela época não se deixavam vencer nem mesmo pela derrota. E a pouco tempo atrás em nossa reflexões já se falavam que com Deus não se brinca. Hoje somos convidados a sermos pessoas tementes a Deus, que buscam em tudo viver os ensinamentos e mandamentos da Lei de Deus, se quisermos ser pessoa merecedora da misericórdia do Senhor Deus. O convite fica para todos, mas há a liberdade em aceitarmos. Que Deus abençoe a todos. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s