Vocação e Missão do Servo de Javé

Isaías 49,1-9

isaias_20160913_pf_1 Ilhas, escutem; prestem atenção, povos distantes. Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome. 2 Ele fez da minha língua uma espada afiada e me escondeu com a sombra de sua mão; ele me transformou numa seta pontiaguda e me guardou na sua caixa de Flexas. 3 Ele me disse: “Você é o meu servo, Israel, e eu me orgulho de você”. 4 Eu então respondi: “Cansei-me inutilmente, gastei minhas forças á toa, em nada. Enquanto isso, quem defendia os meus direitos era Javé, o meu pagamento estava na mão de Deus”. 5 Agora fala Javé, que  desde o ventre me formou  para ser o seu servo, para eu lhe trazer de volta Jacó e reunir Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus é a minha força.) 6 Ele diz: “É muito pouco você tornar-se o meu servo, só para trazer de volta os sobreviventes de Israel. Faço de você uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra”. 7 Assim diz Javé, o redentor e Santo de Israel, para aqueles cuja vida não vale nada, que são desprezados pelas nações, que são escravos dos poderosos: “Os reis verão e ficarão de pé, os chefes se ajoelharão, porque Javé é fiel, e o Santo de Israel escolheu você.” 8 Assim diz Javé: “Na ocasião  favorável eu respondi a você, e no dia da salvação eu o ajudei; preparei e designei você para ser a aliança do povo, para reerguer o país, para redistribuir as propriedades arrasadas, 9 para dizer aos cativos: “Saiam!” E aos que estão nas trevas: “Venham para fora!”

É o segundo Cântico do Servo de Javé. Aqui se descrevem as características da missão profética: desde o inicio (ventre), o Servo recebe a missão (o nome) de anunciar a palavra de Javé para reunir e restaurar seu povo disperso. Essa restauração implica reunir e organizar o povo, isso implica a reorganização político social e a justa distribuição de terras. Mas a missão do Servo ultrapassa as fronteiras de uma nação, pois fará com que o povo da aliança se torne luz para os outros povos.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, quando o nosso Deus chama uma pessoa para ser o seu profeta, a cada uma ele faz um chamado diferente, percebemos que o chamado aqui apresentado, já no ventre materno, Deus o chamou!  Deus conduz, Deus fala; e muitas vezes, os escolhidos, os que foram chamados fazem resistência, ainda ousam dizer que Deus não lhe falou nada. No tempo certo Deus vai cobrar o chamado, principalmente aos profetas atuais que preferem seguir a voz do mundo que a voz de Deus. As maravilhas dos escolhidos é saber que a sua missão ultrapassa as fronteiras de uma nação; vimos que quantas pessoas saem de casa, deixam seus pais muito cedo para buscar seus caminhos, muitas vezes não sabem que caminho seguir, que caminho tomar, e quantos irmãozinhos que devemos ter compaixão, saíram de casa e acabaram na cracolandia; enquanto que para seguir a Deus, muitos ainda hoje resistem. O chamado de Deus não nos deixa preocupados, quando se trata da vontade Dele, tudo se torna paz em nosso redor. Ouçamos irmãos e irmãs as vozes do Senhor tomem consciência da sua veracidade, e busquemos vivenciar as maravilhas que o Senhor reservou para cada um dos seus filhos. Quando procuramos seguir os nossos caprichos os caminhos serão pedregosos, difíceis e não veremos acontecer por mais que entreguemos totalmente as nossas forças. Oremos irmãos e irmãs, a fim de que em tudo se cumpra a Vontade de Deus e não a nossa. Precisamos do dom do discernimento e entendimento a fim de que saibamos seguir o verdadeiro projeto do Pai. Que Deus os abençoe em suas decisões. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s