Javé vinga Israel

Isaías 63,1-6

deus-e-poderoso-para-salvar-isaias-63-poderoso-para-salvar-ezequiel-gomes_1 Quem é este que vem de Edom, que vem de Bosra, com as roupas manchadas de vermelho? Quem é este, assim vestido tão solenemente, e que avança cheio de força? “Sou aquele que fala com justiça e é poderoso para salvar”. 2 E de onde vem esse vermelho em suas  roupas? Sua túnica parece de alguém que andou esmagando uvas, 3 “Entrei sozinho no tanque de pisar uvas, e ninguém do meu povo me acompanhou. E eu pisei com toda a minha ira, esmaguei com todo o meu furor. Por isso espirrou sangue na minha túnica e acabei manchando toda a minha roupa. 4 Pois chegou o dia da vingança  que estava no meu coração, chegou o ano de eu promover a minha redenção. 5 Mas eu olhei, e não havia quem me ajudasse; observei  admirado: não havia quem me apoiasse, Quem me valeu foi o meu próprio braço, o meu furor me deu força. 6 Então pisei os povos com ira, amassei-os com meu furor, derramando seu sangue pelo chão”.

“Edom é a personificação das nações pagãs que oprimem Israel. Usando a imagem do vinhateiro com as roupas manchadas pelo suco da uva, Javé é apresentado como o vingador de Israel: suas roupas estão manchadas com o sangue dos povos, sobre os quais caiu sua vingança em favor de Israel. É uma imagem forte para mostrar que o opressor deverá ressarcir todos os danos que tiver causado as suas vitimas”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, quando Deus chegar a dizer quem me valeu foi o meu próprio braço, o meu furor me deu força, percebemos que aquele povo realmente foi de coração muito rebelde a ponto de levantar a ira de Deus. Se bem refletirmos perceberemos que isso se dá com aqueles que se acham grandiosos, orgulhosos, soberbos, violentos, que em nada olha a Magnitude, Soberania e Poder do Nosso Deus; então percebemos que Ele fará do homem o que o vinhateiro homem faz com a uva. Há realmente homens perversos, que faria de tudo para detonar um ser humano criado pelo Senhor Deus; e que a sua consciência nem se abala, é como se fosse um animal ou pior. Busquemos irmãos e irmãs, um coração delicado, sensível, bondoso, humilde, integro, assim veremos que a misericórdia do Pai Eterno nos levará em seu colo de Pai. Vimos que profetas que foram fiéis ao Senhor Deus tiveram seu fim de muita dignidade. Por que não buscarmos as maravilhas que Deus tem para todos? Peçamos para isso as graças e bênçãos necessárias para podermos conseguir ficar no Time de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo. Que todos nós possamos ser abençoados pelo Senhor Deus. Paz e Misericórdia!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

