Libertação Integral

Isaías 61,1-11

jesus-en-la-sinagoga_1 O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou  para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade  os prisioneiros, 2 para promulgar o ano da graça de Javé, o dia da vingança do nosso Deus, e para consolar todos os aflitos, os aflitos de Sião, 3 para transformar sua cinza em coroa, seu luto em perfume de festa, seu abatimento em roupa de gala. Eles serão chamados de carvalhos da justiça, plantação de Javé para a sua glória. 4 Eles reconstruirão as ruínas antigas, erguerão novamente em pé os velhos escombros de muitas gerações. 5 Estrangeiros se apresentarão para apascentar os rebanhos de vocês; essa gente de fora é que trabalhará para vocês, puxando a enxada ou cuidando da lavoura de uvas. 6 Vocês serão chamados de sacerdotes de Javé, ministros de nosso Deus. Vocês se alimentarão com os bens das nações e tomarão posse de suas riquezas. 7 Em lugar da vergonha que vocês sofreram,  receberão porção dobrada; em lugar de humilhação, terão gritos de júbilo como porção. É por isso que vocês receberão na sua terra uma porção dupla e gozarão de uma alegria sem fim. 8 De fato, Eu, Javé, que amo o direito e detesto o roubo e a injustiça, eu lhes darei a sua recompensa e estabelecerei com eles uma Aliança eterna. 9 Sua descendência será conhecida entre as nações e sua geração entre os povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que são o povo que Javé abençoou. 10 Transbordo de alegria em Javé, e me regozijo com meu Deus, porque ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna  com jóias. 11 Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar  suas sementes, assim também o Senhor  Javé faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações.

O profeta é enviado para proclamar a Boa Notícia da libertação, e os destinatários são os pobres, porque estão abertos à fraternidade e a partilha. Para que a libertação se torne realidade, deverá acontecer no país uma restauração, que se abre para o futuro. Dentro do país terá que triunfar a justiça nas relações entre os cidadãos; fora, terão que cessar as injustiças e opressões contra o país. A condição para acabar com as opressões externas é abolir as explorações que existem dentro do país; para isso, é preciso reconstruir a cidade e reestruturar o campo, através de uma nova política agrícola e pastoril. Não basta estar na terra; é preciso possuí-la. Após sair da escravidão, é preciso caminhar para a libertação e dar-lhe consistência, restaurando o país dilapidado”.

REFLEXÃO:

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs quando nós procuramos viver da fé, da fortaleza, da sabedoria, da integridade ao Senhor Deus, tudo irá acontecendo em direção ao triunfo, o destinatário da Boa Notícia anunciada pelo profeta são os pobres; isto porque o nosso Deus é o Deus dos excluídos, dos oprimidos, dos discriminados, abandonados e marginalizados. Ao sair da escravidão é necessário caminhar em direção a libertação, é preciso cessar a injustiça e opressão entre o povo que caminha rumo ao Reino; pois bem sabemos que o Reino de Deus é um Reino de Paz e justiça, só então haverá o triunfo entre o povo que caminha para uma libertação total, por isso, abramos o nosso coração e estejamos abertos para uma verdadeira restauração. Na medida em que procurarmos viver conforme a santa vontade de Deus veremos que estaremos revestidos de uma roupagem nova. Sejamos todos abençoados neste dia. Paz e misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s