Vocação de Jeremias

Jeremias 1, 4-19

jeremias_4 Recebi a palavra de Javé que me dizia: 5 “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você  profeta das nações”. 6 Mas eu respondi: “Ah Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”. 7 Javé, porém, me disse: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá  para aqueles a quem eu lhe ordenar. 8 Não tenha medo deles, pois eu estou com você  para protegê-lo_oráculo de Javé”. 9 Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. “10 Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar”. Javé está vigilante_ 11 Javé me dirigiu a palavra: “O que você está vendo Jeremias? Respondi: “Estou vendo um ramo de amendoeira”.  12 Javé continuou: “Você viu bem, Jeremias, porque eu estou vigiando para cumprir a minha palavra”. 13 De novo Javé me dirigiu a palavra: “O que você está vendo”? Respondi: “Estou vendo uma panela fervendo, inclinada do Norte para cá”. 14 Javé continuou: “Do lado norte se derramará a desgraça sobre todos os moradores do país. 15 Vou convocar todas as tribos dos reinos do _ Norte _. Elas virão e cada qual colocará o seu trono diante das portas de Jerusalém, contra suas muralhas e contra todas as cidades de Judá.16 Eu então pronunciarei as minhas sentenças contra eles, por causa de todas as maldades que cometeram, abandonando-me para sacrificar outros deuses e adorar o trabalho de suas próprias mãos. 17 Quanto a você, arregace as mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo deles. 18 Eu hoje faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze contra o país inteiro: contra os reis de Judá e seus chefes contra os sacerdotes e contra os proprietários de terras. 19 Eles farão guerra contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você para protegê-lo”_Oráculo de Javé.

Em hebraico, amendoeira se chama “vigilante”, pois é a primeira a dar flores, como que vigiando para anunciar a primavera. Do mesmo modo, Javé está vigilante para que a sua palavra se cumpra no tempo certo. A visão da panela indica uma invasão vinda do Norte e que se realizará, caso o reino de Judá continue obstinado em viver um projeto que não está de acordo com o projeto de Javé”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, se bem observarmos o decorrer deste texto e das explicações em negrito, perceberemos o quanto o Senhor Deus caminha, observa, protege e instrui os seus profetas. Devemos compreender que nosso Deus é zeloso com aqueles que escolhe, chama, e os torna profetas Seu. De outro lado, procuremos ver em tudo se nós somos os escolhidos a anunciar a Boa Noticia, estamos levando uma vida de fidelidade ao Senhor? Assim com o profeta, nada lhe faltará, pois todas as promessas de Deus ao seu tempo serão realizadas. Como fala o Evangelho de hoje, se formos fieis nas pequeninas coisas, Ele nos confiará outras ainda maiores. Na medida em que formos realizando a santa vontade de Deus, veremos que nada nos faltará, pois Ele providenciará todas as nossas necessidades no tempo oportuno. Que Deus nos dê a graça de sermos profetas escolhidos e fieis assim na medida do possível a boa nova será anunciada. Paz e misericórdia

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

