Você Me Abandonou

Jeremias 2,1-13;18-19

agua-viva_1 Javé me dirigiu a palavra: 2 “Vá e grite aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz Javé: Eu me lembro do seu afeto de jovem, do seu amor de noiva, quando você me acompanhava pelo deserto, numa terra sem plantação. 3 Israel era santo para Javé, era o primeiro fruto da sua colheita; aqueles que dele se alimentavam tornavam-se culpados, e a desgraça caía sobre eles” _ oráculo de Javé. 4 Escutem a palavra de Javé, casa de Jacó e todas as tribos da casa de Israel: 5 Assim diz Javé: “Qual foi a injustiça que os pais de vocês encontraram em mim, para de mim se afastarem? Correram atrás do vazio e se esvaziaram. 6 Eles não perguntaram: Onde está Javé que nos fez sair da terra do Egito e nos conduziu pelo deserto, por estepes e barrancos, por uma terra seca e sombria, terra que ninguém mora? 7 Depois, eu fiz vocês entrarem numa terra de pomares, para que comessem seus frutos. Mas vocês entraram e contaminaram a minha terra, transformaram minha herança em abominação. 8 Os sacerdotes não perguntaram: “Onde está Javé? Os doutores da Lei não me reconheceram, os pastores se rebelaram contra mim, os profetas profetizaram em nome de Baal, seguindo deuses que não servem para nada. 9 Por isso vou novamente demandar contra vocês_ oráculo de Javé_  e vou entrar em processo contra os seus netos. 10 Atravessem o mar até as ilhas de Cetim, e vejam. Mandem alguém para Cedar, e observem atentamente. Vejam já aconteceu alguma coisa semelhante: 11 Por acaso algum povo já trocou os seus deuses? _ e eles nem deuses são! Pois o meu povo trocou aquilo que era a sua glória por uma coisa que não vale nada. 12 Que o próprio céu fique admirado com uma coisa dessas, fique assustado e espantado_ oráculo de Javé_ 13 Pois o meu povo praticou dois crimes: abandonou a mim fonte de água viva, e cavaram para si poços, poços rachados que não seguram água. 18 Então, por que tomar o caminho do Egito, para beber água do Nilo? Por que tomar o caminho da Assíria, para beber água do Eufrates? 19 Seja você castigado pela sua própria maldade, seja corrigido pela própria rebeldia. Que você acabe compreendendo e vendo como é ruim e amargo abandonar Javé seu Deus, e não mais temer a mim_ oráculo do Senhor Javé dos exércitos.

“Usando a imagem matrimonial empregada pelo profeta Oséias, Jeremias mostra a causa da destruição de Israel: este abandonou Javé e o projeto de vida com o qual se comprometeram na Aliança do Sinai, e depositou sua confiança nos acordo com as grandes potências e nos seus ídolos que geram a morte. Desse modo, Israel renunciou à liberdade e entregou-se à escravidão”

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, os israelitas eram um povo amado por Deus, porém, vimos neste texto que eles seriam castigados pela maldade, pela sua rebeldia, e pelos seus crimes, deixavam de seguir as instruções do Senhor Deus, para seguir deuses da mentira. O que se fez percebido é que deixando o certo pelo duvidoso eles tiveram que pagar muito caro. Tornando-se um povo impotente até mesmo para cavar um poço, pois até o poço que Deus deu a estes rebeldes, abandonaram. Foram grandes e pequenos, chefes, doutores, sacerdotes e profetas, mesmo assim queriam usufruir os bens da terra que Deus o havia dado? Tudo isso não fica muito distante de nós, pois vemos que quantas pessoas afastam de Deus e quando as coisas ficam ruins falam que foi Deus que fez tal coisa. Vamos irmãos e irmãs, pedir ao Senhor Deus a graça da fidelidade as Leis do Senhor, a seus ensinamentos e não desviarmos do seu caminho. Paz e Misericórdia!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

