É Possível Voltar para Javé?

Jeremias 3, 1- 6 e 10-13

11318726923_916257dba4_z_1 Se um homem dá o divórcio à sua mulher, se ela se separa dele e casa com outro, por acaso o primeiro terá direito de voltar a ela? Por acaso ela não está contaminada? Você se prostituiu com muitos amantes, e ousa voltar para mim?_ oráculo de Javé. 2 Olhe bem para o pico dos morros e me diga: Onde é que você não foi desonrada? Como viajante no deserto, você se sentava à beira dos caminhos, à disposição deles, profanando a terra com suas prostituições e maldades. 3 Por isso faltaram as chuvas, e não houve chuvas tardias. No entanto, você continuou com seu jeito de prostituta, e nem com isso criou vergonha. 4 Agora você me invoca, dizendo: Meu Pai, tu és o amigo da minha mocidade. 5 E cai pensando: Não guarde rancor eterno contra mim. E continua tranqüila, praticando maldades. Volte Rebelde! _6 No tempo do rei Josias, Javé me disse: “Você viu o que fez Israel esta rebelde? Ela andou por todos os altos montes e se prostituiu à sombra de toda árvore frondosa. Apesar de tudo isso, a rebelde Judá, irmã de Israel, não voltou para mim de todo o coração, mas apenas de mentira” _ oráculo de Javé. 11 Então Javé me disse: A rebelde Israel é mais correta que a infiel Judá. 12 Vá, pois, e grite lá do Norte esta mensagem: Volte, Israel rebelde _ oráculo de Javé. Eu não mostrarei a você uma face indignada, por que sou amoroso _ oráculo de Javé_ e não guardo rancor eterno. 13 Vamos, reconheça a sua culpa, porque você foi infiel a Javé seu Deus: você se prostituiu com estrangeiros à sombra de toda árvore frondosa, e me desobedeceu_ oráculo de Javé.

Israel não existe mais como reino, e muitos israelitas estão sofrendo o amargor do exílio. A lição, porém, não adiantou nada para Judá, o reino irmão. Ao contrário este comete desmandos ainda maiores que os cometidos por Israel. Quando Josias reconquistou uma parte do Reino do Norte, Jeremias anunciou o amor de Javé e a esperança do retorno do exílio para dispersos e oprimidos do Reino do Norte”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, mais uma vez me extasio em ver como o Senhor Deus trata o seu povo; por mais que haja desvios, Deus procura, fala, mostra os erros, e espera que o povo rebelde e infiel volte atrás. Vemos que em nossos dias também acontece isso, há aqueles que são rebeldes, de cabeça dura, buscam caminhos, que não são os caminhos de Deus; caminhos que conduzem ao exílio, a escravidão, a permanecerem distantes de Deus; prá que isso? Pois sambemos que longe de Deus só há sofrimento e opressão. Peçamos hoje a Deus a graça de percebermos que somos capacitados para seguir o Senhor Deus com dignidade, fidelidade, integridade, fé; ou ao contrário viveremos iguais a Israel e Judá, uma querendo ser pior do que a outra. Que o Senhor Deus venha com bençãos abundantes para permanecermos no caminho que nos leva a Pátria Celeste. Paz e Misericórdia!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

