Não Sobrou Nenhum Justo

Jeremias 6, 9-15

jeremias-6_9 Assim disse Javé dos exércitos: “Rebusquem o que sobrar de Israel, como se rebusca uma vinha: repassem a mão pelos ramos, como faz o vindimador”. 10 A quem vou falar e testemunhar, para que me ouçam? Eles têm ouvidos de pagãos, e não são capazes de entender. Para eles a palavra de Javé é objeto de gozação; não gostam dela. 11 “Estou cheio da indignação de Javé, já não agüento mais me segurar. Então descarregue esta raiva em cima das crianças da rua, ou em cima dos jovens. Tanto o homem quanto a mulher serão presos, tanto o ancião quanto o velho no fim da vida. 12 Suas casas vão passar para estrangeiros, e também suas terras e mulheres, pois eu vou estender a mão contra os habitantes deste país” _ oráculo de Javé. 13 Porque, do pequeno até o grande, são todos gananciosos; desde o profeta até o sacerdote, são todos contadores de mentiras. 14 Sem responsabilidade querem curar a ferida do meu povo, dizendo: “Paz! Paz!”, quando não existe paz. 15 Eles deviam envergonhar-se porque praticaram coisas abomináveis, mas não se envergonham, nem sabem o que é sentir vergonha. “Por isso, eles vão cair junto com os que tombam; no tempo em que eu os visitar, eles vão tropeçar” _ disse Javé.

“Agora o diálogo se trava entre Javé e o profeta: Deus ordena que Jeremias procure alguém que possa ser perdoado. A procura se tornou inútil, pois os chefes não querem entender e alienam o povo com promessas ilusórias. Extraviado por eles o povo perdeu até mesmo o sentido de pecado”.

Reflexão:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, podemos ver que no tempo do profeta Jeremias, a situação era escrambosa, nem Jeremias nem Deus teria um só justo em quem poderia através dele iniciar novamente um novo povo o qual seria fiel e escutaria o que o Senhor Deus teria a falar; talvez o novo projeto de amor do Pai Eterno, pois para acontecer um novo céu e uma nova terra, Jeremias procurava achar em meio aquele povo ganancioso um só o qual poderia receber o perdão de Deus, porém, inútil, pois, Jeremias não encontrou um só. Visto que aquele povo procurava em tudo seguir um chefe corrupto do que ouvir o que Deus através do profeta teria para falar. Hoje nada se tornou diferente, pois, muitas vezes procuramos aquilo que é cômodo, que não exige nada de mim, aquilo que quero então como deixar que Deus faça acontecer nos dias de hoje o seu projeto de amor misericordioso? Peçamos a Deus que abra o nosso coração a fim de que possamos ser filhos amados de Deus, seguidores do seu Projeto de amor. Paz e Misericórdia!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s