O Reino da Mentira

Jeremias 9, 1-10

20110410101541_05_1 Quem poderia dar-me no deserto um abrigo de viajantes? Então eu deixaria o meu povo e iria para longe deles, pois todos eles são adúlteros, um bando de traidores. 2 Retesam  a língua como arco; o que manda no país é a mentira, e não a verdade. Pois eles saem de um crime para outro, e não me conhecem _ oráculo de Javé. 3 Cada um se cuida de seu próximo e não confie em nenhum dos irmãos, pois todo irmão engana seu irmão, e todo amigo espalha calúnias. 4 Todo mundo logra o seu próximo, e ninguém fala a verdade; treinam  a língua para falar mentiras e praticam a injustiça até cansar. 5 Vivem no meio da falsidade e, por causa da falsidade, recusam conhecer-me_ Oráculo de Javé. 6 Por isso assim diz Javé dos exércitos: Eu os fundirei e os provarei: que outra coisa poderia eu fazer com a capital do meu povo? 7 A língua deles é uma flecha envenenada: tudo o que falam é pura tapeação. Cada um fala de paz com o próximo, mas no intimo, está preparando armadilhas. 8 Não deveria eu puni-los por essas coisas?_ oráculo de Javé. Não deveria eu vingar-me de um povo como esse? 9 Sobre as montanhas desato a chorar e a gemer, pelos campos da baixada solto meu lamento, pois tudo está arrasado; por ali não passa mais ninguém, e já nem se escuta mais barulho do gado; desde as aves do céu até as criações, todos fugiram e desapareceram. 10 Vou fazer de Jerusalém um montão de ruínas: ela se tornará esconderijo de chacais; das outras cidades de Judá vou fazer um lugar desolado, onde não haja morador nenhum.

“Jeremias denuncia a corrupção que toma conta de Jerusalém: numa sociedade que não procura viver segundo o projeto de Deus, as relações se pervertem e cada um passa a viver seus próprios projetos de ganância e grandeza; até mesmo as relações mais íntimas passam a ser vividas em clima de desconfiança e mentira”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, bem sabemos que quando não vivemos segundo as Leis, e ensinamentos divinos, passando a viver pervertidos, nos nossos projetos gananciosos e de grandeza, mas banhados da desconfiança e da mentira. Percebemos aí que a mentira e uma ação abominável ao Senhor Deus; pois, a mentira e a calunia não tem muita diferença, quem assim vive causa catástrofes e destruições de irmãos a ponto de levá-los a morte da própria honra e dignidade. O profeta de Deus, como vê, que não encontra ninguém que merecesse o perdão de Deus; hoje, ele chora por que a falsidade daquele povo é uma devassidão; tramam e fazem armadilhas para os outros aos pouco tudo se tornou um deserto de perversidade, falsidade e mentira. Irmãos e irmãs rezemos ao Senhor Deus de nossos pais que nos dê a graça de renunciar verdadeiramente a mentira, e a falsidade a fim de podermos receber de coração limpo a VERDADE que alegra o coração de Deus, assim viveremos conforme a santa vontade e ensinamentos do nosso Pai Celeste, saindo da mentira. Que todos sejam abençoados por Deus. Paz e Misericórdia.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

