Javé e os Ídolos

Jeremias 10,1-5 e 10-16

img_2174_1 Escutem as palavras de advertência que Javé lhes dirige, ó casa de Israel. 2 Assim diz Javé: Não imitem o comportamento dos outros povos e não fiquem com medo dos sinais do céu, porque os outros povos costumam ter medo disso. 3 Pois o que é terror para os povos não passa de um nada, é apenas um pedaço de pau cortado no mato, obra de quem trabalha com machado. 4 Com ouro e prata eles enfeitam o que fizeram, com pregos e martelo o firmam num lugar, para que não fiquem balançando. 5 Os ídolos são como espantalhos numa plantação de pepinos; não sabem falar e precisam ser carregados, porque também não sabem andar. Não tenham medo deles, pois nada de mal podem fazer, e não são capazes de fazer o bem. 10 No entanto, Javé é o Deus verdadeiro, ele é o Deus vivo e rei eterno. Diante da sua ira toda terra estremece, e as nações não suportam o seu furor. 11 É assim que vocês devem responder a eles: “ Os deuses que não fizeram o céu e a terra devem desaparecer da terra  e sumir de debaixo do céu”. 12 Com seu poder Javé fez o céu e a terra; com sua sabedoria firmou o mundo, e com sua inteligência estendeu o céu. 13 Ao barulho do seu trovão, as águas no céu se agitam; ele faz as nuvens subirem do extremo da terra, produz os raios para a chuva e faz o vento sair de seus depósitos. 14 Todo mundo fica bobo, sem entender, e todo ourives fica envergonhado com o ídolo que esculpiu, pois  a sua estátua é mentira e não tem vida. 15 Os ídolos são vazios, uma coisa ridícula; eles desaparecerão na hora do acerto de contas. 16 A porção de Jacó não é como eles, porque Javé é o formador de todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança. O nome dele é Javé dos exércitos.

“Tarefa importante do profeta é discernir a idolatria que domina a sociedade. Os ídolos são deuses fabricados pelo próprio homem, que acabam se transformando em coisas absolutizadas, que geram a escravidão e a morte. O Deus verdadeiro é o Criador e Senhor da história; ele a dirige com seu projeto, voltado para a liberdade e a vida”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amados irmãos e irmãs, quando imaginamos que um povo desviado de Deus e que vão a busca de ídolos, tudo serve para os desviados, pedaço de pau, espantalhos, bezerro de ouro, ouro e prata, deuses tão pobre que aqueles que os fabricaram envergonharam deles mesmos; percebendo que tais enguiços  para nada serviam; porque aquilo que eles  fabricaram não tinham o sopro da vida, não comunicava com os homens, enquanto que o Deus Verdadeiro é Criador e Senhor da história; Ele que tudo governa e dirige com o seu projeto, voltado para a liberdade e a vida. Saibamos reconhecer com dignidade qual é o Verdadeiro e Supremo Senhor que tem em Suas mãos o Sopro da Vida e as conduz com amor eterno. Que o Verdadeiro Deus nos dê a graça  de reconhecê-Lo como o Senhor da nossa história, e que possamos elevar até Ele, todo louvor, toda glória, toda honra, toda adoração e todo o nosso amor. A todos que buscam o mesmo Deus da história que seja por Ele abençoado neste dia. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s