O Reino de Israel desapareceu?

2ª Reis 17, 7-23

exilio-de-israel_ 7 Tudo isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra Javé seu Deus, que os havia tirado da terra do Egito. Eles adoraram outros deuses, 8 e seguiram  os costumes das nações que Javé havia expulsado diante deles. 9 Os israelitas fizeram contra Javé seu Deus coisas que não deveriam ter feito: construíram para si lugares altos em todas as suas cidades, tanto nas torres de vigia como nas cidades fortificadas; 10 levantaram para si estelas e postes sagrados sobre todas as colinas altas e debaixo de toda árvore frondosa; 11 queimaram incenso em todos os lugares altos, como faziam as nações  que Javé havia expulsado diante deles; cometeram ações más, provocando a ira de Javé; 12 adoraram ídolos, embora Javé tivesse dito: “Não façam isto”. 13 Javé havia advertido Israel e Judá, por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: “Convertam-se do seu mau comportamento, e obedeçam aos meus mandamentos e estatutos, de acordo com toda a Lei que dei a seus antepassados e que lhes transmiti através de meus servos, os profetas”. 14 Eles, porém, não obedeceram e foram mais teimosos ainda que seus antepassados, que não tinham acreditado em Javé seu Deus. 15 Desprezaram os estatutos dele e a aliança que ele havia feito com seus antepassados, bem como as advertências que lhes havia feito. Correram atrás de ídolos vazios, e se esvaziaram, imitando as nações vizinhas, coisa que Javé lhes tinha proibido. 16 Rejeitaram todos os mandamentos de Javé seu Deus; fabricaram ídolos de metal fundido, os dois bezerros de ouro; fizeram um poste sagrado, adoraram todo o exército do céu e prestaram culto ao Baal. 17 Sacrificaram no fogo seus filhos e filhas, praticaram a adivinhação e a magia, e se venderam para praticar o mal diante de Javé, provocando a ira dele. 18 Então Javé ficou irritado contra Israel, e o atirou para longe de si. Restou apenas a tribo de Judá. 19 Também Judá não obedeceu aos mandamentos de Javé seu Deus, mas imitou o comportamento de Israel. 20 Por isso Javé rejeitou toda a descendência de Israel. Ele a humilhou e a entregou aos saqueadores e, o por fim, atirou-a para longe de si. 21 Quando Javé separou Israel da casa de Davi, Israel proclamou rei a Jeroboão, filho de Nabat. E Jeroboão afastou Israel de Javé e o levou a cometer um grande pecado. 22 Os israelitas imitaram o pecado que Jeroboão tinha cometido, e não se afastaram dele. 23 Finalmente, Javé afastou Israel da sua presença, conforme havia anunciado por meio de seus servos, os profetas. Exilou os israelitas de sua terra para a Assiria, onde até hoje se encontram.

“Em 722 a. C., o Reino do Norte é tomado pela Assíria e deixa definitivamente de existir. O autor faz reflexões sobre a ruína de Israel, o Reino do Norte. O grande erro foi abandonar o projeto de Javé, o Deus libertador, para servir aos ídolos e viver como as outras nações. Desse modo, Israel perdeu a própria identidade, e a conseqüência foi perder também a sua terra. Outra grande lição da história: o povo dividido torna-se fraco e incapaz de resistir ao inimigo”.

REFLEXÃO:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amados irmãos e irmãs, tornou-se muito triste, uma história de um povo que desde os seus antepassados eram conduzidos por Deus, agora pela maldade de seus corações vai a busca de um rei maléfico, pois estão decididamente, viver uma vida depravada, sem mandamentos, estatutos e a Lei do Senhor Deus. Este povo procurou provocar a ira de Deus, porém, no momento certo eles foram desertados por Deus; onde nem mesmo as suas terras os pertencia. Vão viver agora, longe de Deus e longe dos seus antepassados e de suas terras, vivendo uma vida desregrada. Aí vimos também que Judá seguiu o mesmo caminho dos israelitas; vivendo longe da presença de Deus, praticando abominações. Um povo que não percebeu que “povo dividido torna-se fraco e incapaz de resistir ao inimigo.” Amados irmãos e irmãs peçamos a Deus a graça da perseverança na pratica do bem, nos caminhos que nos leva a Deus, que é o Pai das Misericórdias. A virtude da perseverança é a virtude dos fortes. PAZ E MISERICÓRDIA!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s